Wesley Matos e Beatriz Neres vencem 30º Triathlon do Exército

Largada da prova, que foi bem disputada / Foto: Pauta Livre

Rio de Janeiro - O cearense Wesley Matos foi o grande campeão do 30º Triathlon do Exército (Grande Final da Copa Brasil de Sprint Triathlon) disputado na manhã deste domingo (23), na Praia de Itaparica, em Vila Velha. Ele completou a prova, que teve distância sprint (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) em 56:32. Em segundo lugar chegou Edivânio Monteiro (SP) com 56:46 e em terceiro Matheus Diniz (GO) com 56:53. No feminino venceu a paulista Beatriz Neres com 1.01:31, ficando em segundo lugar Vittoria Lopes (CE) com 1.02:04 e em terceiro  Luiza Cravo (RJ) 1.03:14. 

Curiosamente Wesley e Beatriz, que são sargentos do Exército, venceram pela primeira vez a competição, a mais antiga da América do Sul ainda sendo editada.
 
A prova principal reuniu atletas das categorias de elite, sub-23 e juniores. Um dos melhores nadadores do triathlon brasileiro, Wesley foi o primeiro a completar a etapa de natação. Fez uma ótima transição e manteve-se no primeiro pelotão no ciclismo. Foi um dos primeiros a sair para a corrida. Nesta etapa manteve o ritmo impressionante, cruzando a linha com grande folga, dando-se ao luxo de, antes de levantar a faixa, olhar para trás e observar onde se encontrava o segundo colocado Edivânio Monteiro.
 
No feminino Vittória Lopes (CE) foi a primeira a sair do mar e conseguiu abrir boa vantagem no ciclismo, na corrida manteve-se à frente, mas sofreu perseguição implacável da excelente corredora, Beatriz Neres que a ultrapassou na última volta. A capixaba Lila Tavares foi a 10ª colocada geral e quinta na categoria de elite.
 
“Na verdade eu adoro esta prova. Gosto do clima e sinto-me em casa porque morei vários anos aqui em Vila Velha quando integrava o Centro Nacional de Treinamento de Triathlon da CBTri. Senti o tempo todo o apoio dos amigos. Fiz uma excelente prova. No ano passado fui o segundo colocado e este ano, venci. Estou muito feliz. É meu segundo título como campeão brasileiro de sprint triathlon. Parabéns aos organizadores. Como sempre uma prova perfeita. Irretocável”, disse Wesley Matos.
 
“Foi uma prova dura em função do calor e do mar mexido, procurei dar o meu melhor sempre. Saí um pouco atrás, mas sempre confiei na minha corrida. Estou feliz demais e motivada ao extremo para buscar a vaga na Olimpíada do Rio 2016. Fico feliz também por vencer pela primeira vez uma prova tão tradicional e importante do calendário nacional. Todo mundo quer ter em seu currículo uma vitória aqui em Vila Velha”, destacou Beatriz Neres.
 
“Gostei do meu desempenho. Ter sido a quinta melhor da elite em minha primeira participação nesta categoria no Triathlon do Exército me deixou bastante satisfeita. Agora é focar no Mundial de Chicago, Estados Unidos, que acontece no mês que vem”, disse Lila Tavares que foi décima geral (reunindo as juniores, sub-23 e elite).
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook