Leonardo Rodrigues e Hellen Fante vencem em Vitória

Leonardo e Hellen comemoram a vitória / Foto: Pauta Livre

Vitória - Leonardo Rodrigues, quarto melhor do Campeonato Mundial de Triathlon, na categoria 30 a 34 anos, disputado recentemente em Chicago (EUA), venceu a categoria de elite masculina da terceira etapa do Campeonato Capixaba de Triathlon, disputada na manhã deste domingo (27), na Praia de Camburi, em Vitória.  
 
Leonardo concluiu a prova, que teve distância sprint (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), em 1.04:39. Em segundo lugar no masculino ficou Filipe Medeiros com 1.04:41 e em terceiro Gerardo Pereira com 1.05:41. 
 
No feminino, curiosamente, quem venceu foi  atleta treinada por Leonardo Rodrigues, a Hellen Fante que registrou o tempo de 1.17:47. Em segundo lugar ficou Carolina Sardinha com 1.18:30 e em terceiro, Amanda Castro Altoé com 1.20:48.
 
No masculino, ficou em quarto lugar Dinervisson Silva com 1.07:48 e em quinto Anderson Pantoja com 1.08:16.  Já no feminino, a quarta colocada foi Agatha Bolzan com 1.21:22 e a quinta colocada a bicampeã capixaba Lila Tavares com 1.23:25. Nada menos do que 200 atletas disputaram a prova, reunindo as categorias infantil, iniciante e elite. 
 
Feminino - A prova feminina foi em grande parte dominada por Lila Tavares que saiu em primeiro na natação e abriu vantagem no ciclismo até sofrer queda da bike, ter diversas escoriações e perder posições.
 
Em recuperação comovente, Lila terminou em quinto lugar, fazendo questão de concluir a disputa apesar das dores. Hellen Fante, que vinha em segundo,  venceu o seu primeiro triathlon na categoria principal, lutando muito principalmente contra as investidas da campeã capixaba de duathlon, Carolina Sardinha. 
 
“Estou feliz demais. Foi uma prova dura. Sinto-me agora um pouco desidratada em função do forte calor, mas quero comemorar esta vitória, a primeira em provas principais. Depois é pensar na última etapa do Capixaba, em novembro, que terá distâncias standard, com 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 km de corrida. Nunca competi nestas distancias, então a meta é primeiramente completar, depois pensar em pódio”, disse.
 
Masculino - No masculino, Leonardo Rodrigues saiu no segundo bloco da natação e permaneceu assim até a última volta da corrida quando ultrapassou Filipe Medeiros, sem dúvidas um dos grandes destaques da etapa, que liderou boa parte da prova, e que, para muitos, é uma das mais notáveis revelações da modalidade no Estado.
 
“Cheguei do Campeonato Mundial de Triathlon de Chicago há quatro dias. Sinto ainda os efeitos da viagem e do fuso. Foi uma prova dura. A natação foi feita com a maré baixa, algo que nos obrigou a correr muito na areia, o que causa certo desgaste. No ciclismo muito vento e na corrida um calor imenso. Mas isso é triathlon. Neste esporte o que vale é superar limites. Estou muito feliz pelas conquistas de 2015, que são muitas. Agora é focar na última prova do ano que terá peso dobrado”, disse.
 
Ao mestre com carinho - Hellen Fante não escondeu a admiração pelo seu técnico Leonardo Rodrigues. “Devo  a ele muito o que eu sei no triathlon. Desta forma, vencer ao lado dele, e de nossa equipe, é uma honra”, disse.
 
Leonardo retribuiu os elogios. “A Hellen é extremamente dedicada. Ama o que faz. Então, as conquistas são de puro merecimento”, destacou.
 
Para as aulas práticas, será necessário ao participante levar: Natação: roupa de banho e óculos de natação.. Ciclismo: capacete e bicicleta. Corrida: calçado de corrida. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook