Itaipu 70.3 com percurso completo dentro da Itaipu Binacional

Apoio do público na corrida / Foto: Fábio Falconi / Latin Sports

São Paulo - A Itaipu 70.3 Brasil Paraguay será a próxima atração do Circuito Ironman no Brasil. A disputa, marcada para o dia 29 de agosto, será o terceiro dos cinco eventos programados para a temporada 2015, depois do Ironman 70.3 Brasília e do Ironman Florianópolis. 
Cerca de mil competidores, representando 15 países, participarão da única etapa binacional e totalmente disputada dentro da Usina de Itaipu, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Os atletas largarão às 9h30, no lado paraguaio, na cidade de Hernandarias, com chegada no lado nacional, em Foz do Iguaçu, após 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida.
 
Em sua segunda edição, a disputa promete ainda mais emoção. Focada na briga do atletas de Faixa Etária por uma das 35 vagas no Mundial, programado para Sunshine Coast, na Austrália, ela esgotou as vagas rapidamente, mostrando a força do evento no calendário. A distribuição de vagas para o Mundial será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias de Faixa Etária. Portanto, o divisão de vagas por cada categoria será divulgado somente após a largada da prova, conforme orientação da WTC, responsável pelas provas do Circuito Ironman.
 
O evento conta com características especiais, sendo a principal delas o fato de competir dos dois lados da Usina de Itaipu. O primeiro desafio será a natação, com largada na parte Paraguai, na cidade de Hernandarias. Serão 1900 metros em forma retangular, em sentido horário, com duas boias intermediárias nas pernas mais longas. 
 
Os 90 km de ciclismo deverão ser realizados em três (3) voltas, saindo da parte paraguaia da Usina de Itaipu por vias arborizadas. Neste trecho, os atletas contornam uma das maiores subestações de energia do mundo - a Subestação da Margem Direita Itaipu - Ande. Os atletas percorrerão trechos belíssimos da usina e de destaque turístico, como a Barragem, o Lago de Itaipu, o Canal da Piracema e o Mirante Central. As segunda e terceira voltas iniciam-se em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Usina. Haverá três postos de hidratação, com nove (9) oportunidades de abastecimento.
 
Os 21,1 km de corrida prometem ser inesquecíveis, sendo realizados em apenas uma volta. A prova começará em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV), passando pelas UNILA (Universidade Latino Americana), pelo Teatro Barrageiro, pelo Mirante do Vertedouro e, na sequência, a via Beira-Rio proporcionará uma das mais belas vistas da Usina.
 
Logo depois, um trecho marcante pela Barragem Principal, por meio à Casa de Força e Condutos Forçados em direção a Barragem Lateral, conduzirá os atletas à passagem por baixo do Vertedouro. Neste ponto será o km 10,5, que marca a metade da prova e os participantes retornarão, fazendo o mesmo percurso no sentido contrário. Haverá quatro (4) postos de hidratação ao longo do percurso, posicionados a cada 2,5 km em média. A chegada será no lado brasileiro, próximo à Expo Ironman.


Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook