Guilherme Manocchio é campeão do Ironman da Dinamarca

Guilherme Manocchio comemora vitória na Dinamarca / Foto:Divulgação

São Paulo - O brasileiro Guilherme Manocchio (Team Bravo/Shimano) conquistou um resultado histórico neste domingo (23), ao vencer o Ironman Copenhagen, na Dinamarca.

Com tempo total de 8h14min56s (48min16s na natação, 4h26min43s na bike e 2h54min15s na corrida), Manocchio superou fortes concorrentes estrangeiros e repetiu o feito alcançado na edição 2014 de Fortaleza da maior competição do triatlo mundial.

 
"Meu sonho novamente se realiza. Trabalhei duro para isso. Estava acabado nos quilômetros finais, e a comemoração é ainda mais intensa pela dificuldade do evento e o grande sacrifício que é competir na categoria pro. Gostaria de agradecer ao meu técnico, Frank Jakobsen, e à Shimano, pelo novo sistema Di2 11v instalado na minha bike", disse o triatleta após o título.
 
A prova de Manocchio foi marcada pela manutenção do ritmo, algo indispensável em competições de longa distância. No primeiro trecho, a natação, o brasileiro terminou os 3,8 km em terceiro lugar, colocação repetida ao fim dos 180 km de pedalada. A estratégia de Manocchio se provou um sucesso no último trecho, a maratona de 42,2 km, em que ele foi o mais rápido.
 
Na transição do pedal para a corrida, o brasileiro estava a um minuto do segundo colocado, o dinamarquês Henrik Hyldelund - vencedor em Copenhagen no ano passado - e a sete do líder, o alemão Andreas Niedrig. No km 5, Manocchio conseguiu ultrapassar Hyldelund e, faltando pouco menos da metade para o fim da competição, superou Niedrig, que ainda seria ultrapassado por Hyldelund, terminando em terceiro lugar.
 
Título na Bahia - O baiano Kennedi Lago (Isapa/Oggi/Shimano) não deu qualquer chance para seus adversários neste domingo (23). O atleta do Shimano Sports Team participou do 1º Desafio XCO do Fura, em Feira de Santana, e logo nos primeiros metros se consolidou como favorito para conquistar o título da super elite e a primeira colocação geral.
 
"O circuito era bastante técnico, mas muito veloz. Consegui imprimir um bom ritmo desde o começo e liderei todas as voltas, abrindo boa vantagem em relação aos demais competidores", afirmou Kennedi.
 
Agora a concentração do atleta baiano se volta para o Campeonato Brasileiro de XCM, no domingo (30), em Picos (PI). Kennedi competirá na categoria sub-23.
 
Brasil Enduro Series - Os atletas patrocinados pela Shimano se destacaram na etapa de Urubici (SC) do Brasil Enduro Series, realizada entre sábado (22) e domingo (23) e válida também como segunda etapa do Montenbaik Enduro Latam Series 2015. Na categoria pro, o catarinense Nataniel Giacomozzi (Isapa/Pearl Izumi/Shimano), atual campeão do BES e vencedor em Urubici no ano passado, terminou em terceiro lugar, com tempo acumulado de 29min30s50 (14min20s + 15min10s5), cerca de 25 segundos atrás do primeiro colocado, André Bretas.
 
"Exausto pelo esforço exigido pela prova, mas muito feliz com o resultado. Mais uma vez, o Brasil Enduro Series foi extremamente técnico e disputado. Sigo na briga pelo bicampeonato, agora é iniciar a preparação para a última etapa, em Itaipava, no mês de outubro", afirmou Nataniel.
 
Na mesma categoria de Nataniel, o catarinense Lucas Borba (Santa Cruz/Shimano) ficou na quinta colocação (14min19s4 + 15min21s2 = 29min40s60), completando o pódio, e Guilherme Renke (Enduro Soul Team) terminou em nono (15min10s6 + 16min59s0 = 32min09s60). Já na máster 3, o paulista Luciano KDra (GT/FOP/Shimano), utilizando o sistema eletrônico de mudança de marchas XTR Di2 em sua bike, acabou a competição em sexto lugar.
 
Copa do Mundo de XCO e Downhill - Os mineiros Sherman Trezza e Frederico Mariano (ambos da equipe Caloi Elite Team/Shimano) completaram a participação na última etapa da Copa do Mundo de XCO e Downhill, neste domingo (23), no Val di Sole, em Trentino (Itália). Sherman e Frederico terminaram em 72º e 74º, respectivamente, somando três pontos cada no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional). A prova foi vencida pelo suíço Nino Schurter.
 
Também em Val di Sole, mas no sábado e competindo no Downhill, o mineiro Bernardo Cruz (GT/FOP/Shimano), número 1 da modalidade no Brasil e 50º melhor do mundo, ficou em 87º.
 
Vitória em Goiás - O goiano Luiz Renato Borges foi outro a competir neste domingo (23). Em Goiânia, na prova de estrada Tour de Pão, Luiz foi campeão na categoria júnior e 11º colocado geral.
 


Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook