Atleta usa a corrida para transformar a vida de amigos em Fortaleza

Aglais, Edna e Simone na viagem para Lagoa Grande, em 2014 / Foto: Divulgação

São Paulo - Simone Moraes chegou a ter convulsões quando parte da gordura presente no seu corpo avançou até o cérebro. Edna Medeiros e Vanessa Nascimento passaram por um período de luto ao perder respectivamente o marido e o pai. Em comum, as cearenses têm a amizade de Maria Aglais Rodrigues, a responsável por mostrar como a corrida poderia ser um ponto de apoio para todas. O quarteto estará na disputa da CAIXA Wine Run, a corrida do vinho, em Lagoa Grande, Pernambuco, dia 6 de setembro.

"Quando você ajuda o próximo, as portas se abrem para você. A minha felicidade é ver todo mundo feliz", destaca Aglais, como é mais conhecida. 
 
Até os 38 anos, a cearense tinha uma rotina agitada no comércio de frigorífico, frutas e verduras onde trabalhava. Quando aposentou-se, buscou uma outra atividade em que pudesse gastar toda a energia acumulada. Começou com a caminhada e logo passou para o trote. Mas ainda não estava satisfeita. O marido, Francisco, também aposentado, foi quem descobriu primeiro as corridas, por meio de um amigo. 
 
"Depois que ele disputou a primeira corrida, fiquei com vontade e quis experimentar também. Na minha estreia, vi aquela multidão antes da largada e pensei ‘o que estou fazendo aqui?’ Mas, ao cruzar a linha de chegada, eu já me perguntava ‘quando será a próxima?’", lembra. 
 
A corrida deu a Aglais e Francisco uma cumplicidade ainda maior. Também deu à cearense uma ferramenta valiosa para ajudar os mais próximos. Hoje uma referência em Fortaleza, motiva todos a correr, oferece orientação em compra de tênis e roupas, alimentação e inscrições em provas. E, sempre que pode, enche o carro com caronas para as corridas. 
 
Histórias de família

"Somos todos uma família, unida na corrida, é o que me deixa mais feliz. Três meses depois de conhecer a Simone, eu a arrastei para as competições. Ela emagreceu, está muito mais saudável e já não tem nenhum problema com a gordura", conta Aglais. "Já a Edna perdeu o marido numa terça-feira, e no domingo eu a levei para participar da Corrida das Pontes. Não queria deixar ela em casa sozinha, chorando. Completamos a prova em 3h30, porque eu fiquei do lado dela, acompanhando o seu ritmo, para dar apoio. Hoje ela sempre corre comigo." 
 
A história de Vanessa, de 15 anos, é a que mais emociona Aglais. O pai dela era o amigo que apresentou Francisco às corridas. "Ele era um irmão para meu esposo e eu. Ainda sinto que está sempre presente quando vamos correr", diz a atleta. "Antes de morrer, no ano passado, me pediu para não abandonar a sua família. Fiz amizade com a mulher dele, que até então vivia um pouco isolada, e ela passou a correr também. E a Vanessa, que era muito apegada ao pai, acabou adotando o meu marido. Consegui reestruturar uma família que poderia ter se perdido." 
 
Corrida do Vinho no Nordeste 

Aglais disputou a última edição da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco, em Lagoa Grande, Pernambuco, na categoria de trio, com Simone Moraes e Edna Medeiros. Este ano, as duas amigas vão para a categoria de duplas, e Aglais fará as 10 milhas do percurso individual. Vanessa Nascimento será a estreante na competição.
 
"A viagem para o Vale do São Francisco foi a melhor da minha vida, e a prova também foi a melhor que já disputei. Totalmente diferente de tudo o que eu já tinha visto. Para mim, é uma competição única. Por isso vamos todas de novo", garante Aglais.
 
Inscrições

As inscrições estão abertas no site oficial do evento, www.winerun.com.br. Restam 50 vagas para o primeiro lote, com o valor de R$ 60,00. A partir do segundo lote, a taxa passa a ser de R$ 75. É possível escolher entre a disputa individual das 10 milhas ou em duplas. 


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook