Tour do Brasil valerá pontos para ranking da UCI

Competição terá 20 equipes / Foto: Ivan Storti / DivulgaçãoCompetição terá 20 equipes / Foto: Ivan Storti / DivulgaçãoSão Paulo - Os principais ciclistas do País e atletas convidados do exterior estão confirmados para o Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, que será disputado entre os dias 16 e 23 de outubro. A elite da modalidade percorrerá as cidades do interior paulista buscando pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

A organização espera contar com 20 equipes na Volta Ciclística. No ano passado, o primeiro lugar ficou com a DataRo/Foz do Iguaçu (PR). Destaque para Gregolry Panizo que conquistou o bicampeonato individual, com o tempo de 24h56min37s. O atleta conseguiu uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 ao levar o título Pan-Americano na Colômbia, em maio. Dessa vez, irá desfalcar sua equipe porque representará o País no Pan de Guadalajara.

Em 2010, os 144 ciclistas percorreram 1.069 quilômetros e a média de velocidade foi de 41,87 km/h. A competição, uma das mais importantes das Américas, contou com 21 equipes, sendo 14 do Brasil e outras da Argentina, Alemanha, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, Peru e Uruguai.

Neste ano, os atletas enfrentarão trechos rápidos e de subida no Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo. A largada será Marília e, durante os oito dias de prova, os ciclistas passarão por cidades como Bauru, São Carlos, Rio Claro, Sorocaba, Atibaia, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Jundiaí e finalizam em São Paulo.

"O Tour do Brasil já se consolidou como a maior prova de estrada do Brasil e tem sido prestigiado por alguns dos principais ciclistas das Américas e destaques da Europa. Para a oitava edição esperamos um alto nível técnico e disputas muito equilibradas nas belas rodovias do Estado de São Paulo", afirmou Thadeus Kassabian, da Yescom, uma das empresas responsáveis pela organização da competição.

Veja as etapas:
1ª etapa, dia 16 - Marília/Bauru
2ª etapa, dia 17 - Bauru/São Carlos
3ª etapa, dia 18 - São Carlos - contra relógio
4ª etapa, dia 19 - São Carlos/Rio Claro (neutralizado) e Rio Claro/Sorocaba
5ª etapa, dia 20 - Sorocaba/Atibaia
6ª etapa - Atibaia/Pindamonhangaba
7ª etapa - Pindamonhangaba/Campos do Jordão
8 etapa - Jundiaí/São Paulo

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook