Pindamonhangaba faz festa em casa no Tour do Brasil

Roberto Pinheiro venceu a sexta etapa do Tour do Brasil - Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo, entre as cidades de Atibaia e Pindamonhangaba, percurso cronometrado de 174,5 km / Foto: Márcio Kato / ZDLRoberto Pinheiro venceu a sexta etapa do Tour do Brasil - Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo, entre as cidades de Atibaia e Pindamonhangaba, percurso cronometrado de 174,5 km / Foto: Márcio Kato / ZDLPindamonhangaba - Roberto Pinheiro venceu a sexta etapa do Tour do Brasil - Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo, entre as cidades de Atibaia e Pindamonhangaba, percurso cronometrado de 174,5 km. Betinho foi recepcionado com muita festa por 1200 pessoas pessoas na chegada em casa.

Em segundo ficou Edgardo Simon, da Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba, mas o público que compareceu à chegada comemorou também o terceiro lugar de outro atleta da Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba, Flávio Santos, o Baiano. Esse resultado amplia ainda mais a vantagem de Pindamonhangaba na classificação geral por equipes, mas não é o suficiente para alcançar José Eriberto no individual. Eriberto, do time de Sorocaba, continua líder individual, mas por uma vantagem cada vez mais apertada.

"Pensar nesse público nos esperando dá ainda mais força para lutar pela vitória. Um dos objetivos já foi alcançado, que era vencer aqui", contou o campeão da etapa, Roberto Pinheiro, que ganhou também a quarta etapa, na chegada a Sorocaba. Pelo segundo dia consecutivo, o saldo foi muito positivo para a equipe de Pindamonhangaba. Além de aumentar a vantagem na classificação por equipes em 18 segundos, para 2min17s, Pindamonhangaba também conseguiu ficar mais perto do título mais cobiçado do Tour, o de campeão geral individual. Depois da etapa desta sexta-feira, o o líder José Eriberto, de Sorocaba, viu sua vantagem diminuir mais 13 preciosos segundos. 

Esse cenário fez Edgardo Simon, que é técnico e atleta de Sorocaba, admitir que sua equipe desistiu de todas as outras premiações para defender a liderança de Eriberto. "Nós não estamos mais interessados em nenhuma premiação, estamos totalmente focados apenas no título individual, que é o mais importante", revelou Edgardo. "Desde a segunda etapa nós estamos puxando o pelotão para evitar as fugas. Conseguimos isso na quarta-feira e hoje de novo", comemorou. O objetivo de Sorocaba nas últimas etapas tem sido sempre puxar o pelotão para que ele chegue compacto e nenhum atleta abra grande diferença sobre Eriberto, que vem sendo poupado. Apesar da comemoração, nesta sexta-feira os 13 segundos de diferença entre Baiano, terceiro, e Eriberto, 12º, fez a vantagem do sorocabano - que já foi de 2min05s - diminuir para apenas 42 segundos.

Rei da montanha - Para completar a vitória local em casa, Antonio Xavier venceu todas as premiações intermediárias desta etapa. Ele foi o primeiro nas duas metas volantes e no prêmio de montanha. Com isso, ele agora leva a camisa azul, de líder de montanha, e sobe para terceiro na classificação por pontos conquistados nas metas volantes.

Todas as cartas na mesa - Se Sorocaba abriu o jogo, Pindamonhangaba ainda faz mistério sobre a estratégia para o trecho deste sábado, uma dura subida até Campos do Jordão. "Conseguimos melhorar por equipes e encostar no individual. Agora vamos trabalhar forte na subida para Campos com o objetivo de vencer esta edição. Só não posso revelar qual será nossa estratégia", controu Benedito Tadeu, o Kid, técnico de Pindamonhangaba.

Baiano, principal adversário de Eriberto na classificação geral, também foi protegido pelos ciclistas nesta sexta-feira. "A equipe fez um ótimo trabalho. O Breno [Sidoti] me trouxe até o final e e eu só saí nos últimos 200 metros, para definir. Agora vamos jogar todas as cartas na mesa rumo a Campos".

A mais temida - Todo o trabalho que as equipes fizeram até agora será colocado em jogo neste sábado. O percurso entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão tem apenas 62 quilômetros, mas é o mais decisivo do Tour. Isso ficou provado no ano passado, quando Baiano, de Pindamonhangaba, liderava com folga e ficou para trás na subida de mais de 1140 metros até Campos. A etapa de sábado larga às 7 horas da manhã do centro de Pindamonhangaba (em frente ao Palacete 10 de Julho), a 570 metros de altitude e terá dois prêmios de montanha, o primeiro aos 28,5 quilômetros de estrada, a 1153 metros, e o segundo na chegada, a 1738 metros, na chegada a Campos do Jordão, na entrada do Palácio Boa Vista.

A esta altura da competição, muitos atletas já estão no limite da exaustão. Nas últimas três etapas, desde São Carlos, o que se viu foi os atletas de Pindamonhangaba atacando em todas as fugas e Sorocaba puxando sempre o pelotão, tentando evitar que as fugas se distanciassem. Já são mais de 782 quilômetros pedalando no limite. "Trabalhei bastante até agora. Não tenho chance nenhuma na subida, agora é com o Eriberto e o Meio-Quilo [apelido de Alex Diniz, especialista em montanhas]", confessou Jadson Prudêncio. 

Resultados da sexta etapa - Atibaia / Pindamonhangaba -174,5 km (cronometrados), média de 40 km /h

Individual
1- 1- Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 4h21min45s (10 segundos de bonificação)
2- Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) - mesmo tempo (6 segundos de bonificação)
3- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - mesmo tempo (4 segundos de bonificação)
4- Breno Sidoti (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangada) - mesmo tempo
5- Raphael Serpa (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) - mesmo tempo
12- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) - a 9s

Metas Volantes

Primeira

1- Antonio Nascimento (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 5 pts.
2- Douglas Bueno (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 3 pts.
3- Rodrigo Lopes (Refactor/PZ Racing/DKS Bike/Santana do Parnaíba) - 2 pts.

Segunda
1- Antonio Nascimento (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 5 pts.
2- Rodrigo Lopes (Refactor/PZ Racing/DKS Bike/Santana do Parnaíba) - 3 pts.
3- Bruno Petroucic (Velo/Seme Rio Claro) - 2 pts.

Prêmios de Montanha

Primeiro
1- Antonio Nascimento (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 5 pts.
2- Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) - 3 pts.
3- Douglas Bueno (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 2 pts.

Equipes
1 Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba - 13h05min15s
2- DataRo/Foz Iguaçu - a 18s 
3- Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba - a 18s
4- São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana - a 18s
5- Avaí/Florianópolis/APGF - a 18s

Classificação geral - após seis etapas

Individual
1- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) - 19h44min45s
2- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - a 42s
3- Breno Sidoti (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangada) - a 2min56s
4- Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) - a 3min22s
5- Flávio Reblin (Memorial/Santos/Giant) - a 3min40s
6- Tiago Fiorilli ((Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - a 3min43s
7- Elton Silva (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) - a 3min54s
8- André Pulini (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) - a 4min04s
9- Marcos Novello (Memorial/Santos/Giant) - a 4min06s
10- Diego Ares (Memorial/Santos/Giant) - a 4min17s

Por Pontos
1- Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 37 pts.
2- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 28 pts. 
3- Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) - 24 pts.

Prêmio Montanha
1- Antonio Nascimento (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 13 pts.
2 - Jocemildo Pereira (ADF Liniers/São Paulo) - 11 pts.
3- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) - 10 pts. 

Equipes
1- Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba - 59h20min22s
2- Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba - a 2min17s 
3- São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana - a 5min09s
4- Memorial/Santos/Giant - a 6min01s
5- São José dos Campos / Cannondale -a 10min11s

 


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook