Luta Olímpica Feminina chega a Toronto focada em medalhas

Aline Silva, maior esperança brasileira de medalhas na Luta Olímpica/ Foto: Flávio Perez / Onboardsports

Canadá - A equipe feminina de Luta Olímpica do Time Brasil desembarcou em Toronto focada na conquista de medalhas. Para que o objetivo possa ser atingido, uma preparação totalmente voltada para os Jogos Pan-americanos vem sendo feita desde o início do ano, com a convocação de uma seleção permanente com experiência em competições internacionais e viagens para a Europa e o Japão, para a realização de intercâmbios de treinamentos e participações em competições de alto nível.

No Canadá, a aclimatação durante os dias que antecedem à participação da equipe nos Jogos, nos dias 16 e 17, está sendo feita na estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil na Universidade York. Apenas no dia 10 as atletas seguirão para a Vila Pan-americana. “Montamos nosso programa de aclimatação em York de acordo com o horário em que nossas atletas irão competir. Por isso, pela manhã faremos apenas trabalhos físicos e de alongamento, e à tarde realizaremos os trabalhos técnicos e específicos da luta, iniciando sempre às 14:30h”, disse o cubano Angel Torres, radicado no Brasil há sete anos e chefe de equipe da modalidade em Toronto.
 
Priorizando a experiência em competições internacionais e com a agressiva meta de conquistar, no mínimo, três medalhas, a seleção que representará o Brasil em Toronto 2015 é composta por Aline Silva (primeira brasileira a conquistar uma medalha em mundiais na história da Luta Olímpica feminina), Gilda Oliveira (atual campeã dos Jogos Sul-americanos), Jose Silva (atual campeã Pan-americana da modalidade), Júlia Penalba (atual medalhista de bronze do Pan-americano da modalidade) e Kamila Barbosa, atleta novata na seleção brasileira.
 
“Em Guadalajara conquistamos duas medalhas, uma de prata e uma de bronze. Nosso objetivo em Toronto é superar essa marca. Queremos três ou quatro medalhas, mas sabendo que a qualidade é mais importante do que a quantidade, já que é isso o que realmente vale para a classificação final do Time Brasil”, explicou Angel.
 
Principal nome da equipe e medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, Aline Silva reforçou as expectativas com relação à conquista de medalhas. “Nossa meta é proposta com base nos treinamentos. É isso que traz os resultados. Não adianta termos expectativas apenas com relação a medalhas, mas sim em lutarmos bem, representarmos bem nosso país e fazermos o nosso melhor, repetindo bem tudo o que treinamos todos os dias no tapete”, disse Aline, que falou também sobre a estrutura encontrada em York.
 
“Estamos sendo muito bem atendidos por todos os profissionais de todas as áreas, que estão sendo excepcionais e bastante atenciosos comigo. Ontem no jantar comemos até arroz, feijão e farofa! Só não posso deixar de falar que a gente sonha com isso no Brasil. Já visitei outros centros de treinamento ao redor do mundo e percebi que muitos atletas têm essa estrutura disponível no seu dia a dia. Isso faz toda a diferença na preparação de um atleta”, finalizou Aline.
 
As metas do COB para Toronto são colocar o Time Brasil entre os três principais países no quadro total de medalhas das modalidades olímpicas e superar o número de pódios de Guadalajara 2011 (141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze). A melhor participação do Brasil na história foi em casa, no Rio 2007, com 157 medalhas no total, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.

Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook