Rio 2016 recebe bandeiras ao fim de Londres 2012

Cerimônia de passagem das bandeiras já se tornou tradicional entre as sedes olímpicas / Foto: DivulgaçãoCerimônia de passagem das bandeiras já se tornou tradicional entre as sedes olímpicas / Foto: Divulgação

São PauloCom o fim dos Jogos de Londres, o Rio de Janeiro recebe as bandeiras Olímpica e Paralímpica e as atenções do mundo se voltam para o Rio 2016™. As Cerimônias de Passagem de Bandeira terão oito minutos cada durante as Cerimônias de Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012.

A passagem da bandeira Olímpica irá apresentar uma mostra do Brasil como o país do abraço multicultural. A ideia é celebrar a alegria da diversidade. Para isso, o time de estrelas já foi escalado: Marisa Monte, Seu Jorge, o rapper B. Negão, a modelo Alessandra Ambrósio, entre outros.

A direção artística é do cineasta Cao Hamburger e da cenógrafa Daniela Thomas. Eles explicam como foi a preparação. “Mergulhamos nos universos Olímpico e Paralímpico, absorvemos o conceito inicial e preparamos algo bem diferente”, explica Hamburger.

Daniela Thomas acrescenta que as cerimônias de passagem de bandeira são normalmente tímidas, por fazerem parte de uma festa maior, o encerramento dos Jogos, mas que o Rio ganhou um diferencial. “Fomos privilegiados com a receptividade dos ingleses e teremos a oportunidade de apresentar um belo trabalho”, diz.

Os figurinos, assinados pelo estilista e artista plástico Jum Nakao, são produzidos em quatro cidades: Roma, Milão, Londres e Rio de Janeiro.

 

Supervisão Para a apresentação foram selecionados 225 dançarinos voluntários, de um total de 800 inscritos no processo seletivo. Todos moram na Europa, uma vez que os ensaios acontecem lá. Do total de selecionados, 31 são brasileiros, de várias cidades do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Fortaleza, Teresina, entre outras).

Os ensaios tiveram início no começo de julho, em Londres, por segmentos para que o formato final continue guardado. No Brasil, o grupo de ritmistas “Sorri pra Mim” e capoeiristas do grupo “Balé Folclórico da Bahia” também estão ensaiando, além das atrações artísticas, que se preparam em segredo para não estragar a surpresa.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook