Luiz Alberto Araújo quer ficar entre os 10 melhores no decatlo

Atleta paulista garantiu vaga em Londres com a quebra do recorde sul-americano / Foto: Washington Alves / AGIFAtleta paulista garantiu vaga em Londres com a quebra do recorde sul-americano / Foto: Washington Alves / AGIF

Londres - O decatleta paulista Luiz Alberto Araújo, de 25 anos, conseguiu o índice olímpico no último dia do Troféu Brasil de Atletismo, disputado em junho deste ano, em São Paulo, ao quebrar o recorde sul-americano de 25 anos que pertencia ao carioca Pedro Ferreira da Silva Filho. Após apresentar uma das melhores performances da temporada na competição, ele chega aos Jogos Olímpicos Londres 2012 com o objetivo de fazer uma grande marca, com resultado igual ou melhor ao obtido no Troféu Brasil.

“Nunca estive tão animado para competir. Chegar a Londres foi uma felicidade grande. Eu sabia que a possibilidade de competir na Olímpíada existia se eu tivesse um bom resultado no Troféu Brasil. Felizmente consegui quebrar o recorde sul-americano na prova e me classificar”, disse Luiz, que está confiante em relação a um bom resultado nos Jogos. “As chances de medalha na competição existem para todos os atletas. Acredito que seja possível ficar entre os 10 melhores, mas a briga vai ser acirrada. É difícil planejar as metas porque o decatlo é cheio de surpresas. Vai ganhar a medalha quem der o melhor de si em todas as provas, e são 10 no total”, destaca Luiz Alberto.

O técnico Edemar Santos está investindo na preparação do atleta para que o objetivo de melhorar a marca seja alcançado nos Jogos. “O decatlo não apresenta muitas oportunidades de competição e o ideal é que um atleta dispute no máximo quatro vezes por ano. Eu estou prolongando o período competitivo do Luiz Alberto porque ele só alcançou o índice olímpico na quarta competição. Agora tenho mais duas ou três semanas para prepará-lo. Neste tempo iremos corrigir algumas questões técnicas e trabalhar para manter a forma física. Quero que ele chegue à competição da forma mais saudável possível”, explica o técnico.

Ainda de acordo com Edemar Santos, os maiores rivais de Luiz Alberto Araújo nos Jogos são os norte-americanos Trey Hardee e Ashton Eaton, o holandês Eelco Sintnicolaas e o cubano Leonel Soares. “Acredito que estes atletas sejam os que apresentam maiores chances de levar uma medalha em Londres”, aposta.

No dia 8 de agosto começa o primeiro dia de competições do decatlo com as provas de 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m rasos. No dia seguinte acontecem as provas de 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500m rasos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook