Brasileira lidera Vuelta a El Salvador e se aproxima de Londres 2012

Faltando apenas uma etapa para o final da Vuelta a El Salvador, a brasileira Clemilda Fernandes assumiu a liderança da classificação geral e esta muito perto de conquistar o título do evento / Foto: Divulgação El Salvador - Faltando apenas uma etapa para o final da Vuelta a El Salvador, a brasileira Clemilda Fernandes assumiu a liderança da classificação geral e esta muito perto de conquistar o título do evento. Na quinta e penúltima etapa Clemilda foi a sétima colocada. A vitória da brasileira colocará o Brasil mais próximo da vaga olímpica para Londres/2012.

A quinta etapa da Vuelta a El Salvador foi disputada entre as cidades de San Bartolo e Dolce Vita La Libertad com 125km. A maior dificuldade das brasileiras foi superar o percurso bastante acidentado. Nos últimos quilômetros Flávia Oliveira perdeu o controle após passar sobre um buraco e acabou fraturando sua clavícula. Mesmo lesionada a brasileira demonstrou muita garra e seguiu pedalando até o final da etapa. A americana Amber Neben que liderava a competição até a quarta etapa também se envolveu em um acidente e perdeu a primeira colocação para a brasileira Clemilda Fernandes, que mesmo terminando na sétima colocação assumiu a liderança geral da competição. A vitória da quinta etapa ficou com a chinesa Yu Hsião, após completar o percurso em 3h19min41.

Entre as demais brasileiras: Uênia Fernandes foi a 20ª colocada, terminando com o mesmo tempo da campeã; Janildes Fernandes 37ª, a 17s; Fernanda Souza 39ª, a 35s; Flávia Oliveira 49ª, a 2min48s (sendo obrigada a abandonar após finalizar a etapa).

"Hoje foi um dia bastante delicado para a seleção. Tivemos muito cuidado para não sofrer nenhum acidente, mas acabou sendo inevitável, a estrada era bastante ruim e nos quilômetros finais tivemos vários acidentes acontecendo. Acabamos perdendo uma grande ciclista que é a Flávia Oliveira, ela estava na oitava colocação geral e seria muito importante para a pontuação do Brasil. A notícia boa foi a liderança da Clemilda. Agora vamos trabalhar para manter o primeiro lugar e conquistar esse título para o Brasil", comentou Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira de ciclismo de estrada feminino.

A sexta e última etapa da Vuelta a El Salvador seria disputada na cidade de Alcaldia de Santa Ana com 126,8km, mas sofreu modificação em seu cronograma devido às más condições da estrada. O novo percurso não foi informado com antecedência para a imprensa.

Classificação da quinta etapa
1º - Yu Hsiao Mei (TPE) - 3h00min54
2º - Eleonora Patuzzo (BEP) - Mt
3º - Arlenis Sierra (CUB) – Mt
4º - Elena Cechini (ITA) – Mt
5º - Viktoria Vologdina (UKR) – Mt

Classificação geral após cinco etapas
1º - Clemilda Fernandes (BRA) - 11h00min28
2º - Tatiana Gurdezo (ITA) – a 23s
3º - Evelyn Garcia (BEP) – a 1min21s
4º - Amber Neben (USA) – a 2min20s
5º - Arlenis Sierra (CUB) – a 3min33s

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook