Argentina conquista o título do Sul-americano de Canoagem Velocidade

O grande destaque brasileiro nas provas de domingo foi Isaquias Queiroz remando com Eliac dos Santos / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Apesar dos bons resultados conquistados no último dia de provas, o Brasil terminou o Sul-americano de Canoagem Velocidade 2011, disputado no Rio de Janeiro, na segunda colocação, com 21 medalhas de ouro. Os grandes campeões foram os argentinos, que ficaram com o título depois de conquistar quase o dobro de medalhas douradas.  

 O grande destaque brasileiro nas provas de domingo foi Isaquias Queiroz, vencedor de mais dois ouros, um no C1 200m Masculino Junior e outro no C2 200m Masculino Junior remando com Eliac dos Santos. Com o resultado Isaquias terminou a competição conquistando seis medalhas de ouros, garantindo o primeiro lugar em todas as provas que disputou.

“Estou treinando junto com o Nivalter e o Wladimir e isso tem me ajudado muito. Agora é seguir treinando forte para chegar bem preparado para buscar no ouro no Mundial Junior, em julho, na Alemanha”, disse Isaquias que participará da Copa do Mundo Sênior na Europa como forma de preparação para o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Junior.

Outro destaque desse domingo foi Nivalter Santos, campeão mundial universitário e uma das grandes esperanças do Brasil para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Na prova C1 200m Masculino Sênior, sua especialidade, Nivalter chegou em primeiro lugar com larga vantagem sobre o segundo colocado.

Os outros ouros conquistados pelos brasileiros foram: Maisa Aparecida no C1 200m Feminino Open, Bruna Gama e Ariela Pinto no K2 200m Feminino Sênior, Cinara Camargo no K1 200m Feminino Junior, Givago Ribeiro e Edson Silva no K2 200m Masculino Sênior, e Mayara Cardoso e Regiane Sarango no K2 200m Feminino Sub 23.

Já nas provas de Paracanoagem os campeões mundiais Fernando Fernandes e Marta Ferreira, sacramentaram seus favoritismo e garantiram o ouro e bronze, respectivamente, da K1 Paracanoagem TA/A. “Mesmo remando com os homens consegui um ótimo resultado. Estou muito feliz em conquistar esta medalha com meus amigos e familiares”, disse Marta.

De acordo com o supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem, Sebastián Cuattrin, os canoístas brasileiros tiveram um bom desempenho nas provas olímpicas da categoria Sênior e nas provas das categorias iniciantes. “O Sul-americano foi um bom começo para o intenso calendário que teremos neste ano. Também gostaria de ressaltar o bom resultado das categorias de base da Canoagem Brasileira”, disse Cuattrin.

Segundo o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, a organização se empenhou bastante para oferecer a todos os envolvidos a melhor estrutura oferecido num evento da Canoagem Brasileira nos últimos tempos.

“A apoio de nossos patrocinadores e os importantes resultados conquistados pelos nossos canoístas proporcionaram que tivéssemos essa ótima infra-estrutura aqui no Rio de Janeiro”, destacou Tomasini.

Na classificação geral final a Argentina garantiu o título com 41 medalhas de ouro, com o Brasil em segundo com 21 ouros, seguidos por Venezuela com 6 ouros, Colômbia com 5 ouros, Chile com 4 ouros, Uruguai com 12 pratas e Bolívia com 6 bronzes.

Durante o evento foram disputadas provas de caiaque e canoa; 1.000, 500 e 200 metros, nas categorias: Máster, Sênior, Sub 23, Junior, Cadete e Paracanoagem. Pelas disputadas das medalhas e do título do evento foram ao todo 190 canoístas de oito países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela). O Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade foi organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e BNDES.

Mais informações no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/index/eventos_id/352

Confira todos os resultados das provas de 200 metros no link:
http://www.cbca.org.br/arquivos/resultados_arquivos/703-resultados_200-10-4-2011-11-33-51.pdf

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook