Seleção de Handebol conhece adversários do Mundial de 2017
São Paulo - A movimentação da Seleção Masculina de Handebol está em ritmo acelerado. A equipe, que acaba de conquistar o título do Campeonato Pan-Americano, já se prepara para mais uma fase de treinamento de olho nos Jogos Olímpicos, mas a projeção do time verde e amarelo precisa ir ainda mais além, pois nesta quinta-feira (23) foi realizado o sorteio dos grupos do Mundial de 2017, na França, e o Brasil pode se preparar para mais uma 'pedreira'.
Na competição que reúne 24 países, a Seleção fará parte do grupo A, justamente ao lado dos donos da casa, atuais campeões mundiais e olímpicos. Além disso, terá que enfrentar na primeira fase mais três equipes europeias: Polônia, Rússia e Noruega. O Japão completa a chave.
"Está claro que cair no grupo da equipe que recebe o convite da Federação Internacional acaba atrapalhando, pois, teoricamente, ela pertencia a um time mais fraco", disse o técnico da Seleção Nacional, Jordi Ribera, referindo-se à Noruega, País que ficou com a vaga de convidado, substituindo o representante da Oceania. "Os noruegueses fizeram um Campeonato Europeu muito bom. Além disso temos a França, que além de ser uma potência, também é o anfitrião. A Rússia e a Polônia também são fortes. Vamos ter que trabalhar duro para passar de fase", acrescentou.
As outras chaves ficaram definidas da seguinte forma: Espanha, Eslovênia, Macedônia, Tunísia, Islândia e Angola (grupo B), Alemanha, Croácia, Bielorrússia, Hungria, Chile e Arábia Saudita (grupo C), e Qatar, Dinamarca, Suécia, Egito, Bahrein e Argentina (grupo D).
Mas, antes de pensar no próximo Mundial, o objetivo dos brasileiros é se dar bem nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Agora, o momento é de focar na concentração, e é justamente isso que a equipe irá trabalhar na próxima fase, com início no dia 27, em Atibaia (SP). "Este será o primeiro período em que vamos focar do começo ao fim na preparação física e multidisciplinar. No últimos dias é que voltaremos a Arujá para fazer treinos com bola", contou Jordi.
Um dos diferenciais desta fase é que os atletas entrarão em contato com a natureza, com atividades ao ar livre, que irão trabalhar a parte psicológica. "Vamos fazer atividades em grupo de psicologia e Mindfulness e algumas para que tenham contato com a natureza, com o objetivo de desenvolver também o nosso potencial em grupo", destacou o treinador.
A equipe ficará reunida nesta etapa de treinamentos até o dia 8 de julho. Na sequência, após três dias de descanso, embarca para a Dinamarca, onde irá enfrentar a Seleção do País em amistosos.
Seleção Masculina de Handebol
Goleiros - César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda-Espanha).
Armadores - Fernando José Pacheco Filho 'Zeba' (Fraikin BM. Granollers-Espanha), Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais - Diogo Kent Hubner (São Caetano-SP), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).
Pontas - André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball-França) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).
Pivôs - Ales Abrão Silva (Benfica-Portugal) e Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha).