Presidente da Confederação de Handebol destaca últimos resultados
Rússia - O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, destacou o desempenho do Brasil nos campeonatos continentais de 2016.
No último domingo (29), o Taubaté/FAB/Unitau (SP) foi tetracampeão do Pan-Americano Masculino de Clubes, que teve o Pinheiros (SP) como vice. Além disso, as Seleções Femininas Júnior e Juvenil conquistaram o título dos Pan-Americanos de cada categoria.
Para Manoel, os resultados de 2016 mostram o grande trabalho que todos estão realizando. "Estou extremamente feliz com os resultados dos clubes. Não só com o Taubaté, mas também com o Pinheiros, que foi à final. O trabalho do técnico Sérgio Hortelan é muito bom. Ele foi excepcional com um time muito jovem e ainda fez o melhor jogador e o artilheiro da competição. Já o Taubaté conquistou o quarto título consecutivo, o que é muito difícil. A equipe também teve perdas consideráveis para este ano e, mesmo assim, o técnico Marcus Tatá manteve o alto nível do time. Agora é desejar muita sorte para eles no Super Globe", disse.
O dirigente ainda ressaltou o domínio dos clubes brasileiros na América. "Chegamos a ouvir que os times brasileiros só ganhavam o Pan-Americano, porque os campeonatos eram realizados no Brasil. Esse resultado foi muito importante para mostrar a nossa força. As duas equipes chegaram invictas na final e ainda tivemos quatro atletas na seleção do campeonato. A CBHb está extremamente satisfeita com o trabalho dos clubes. Claro que temos muito o que melhorar, mas isso mostra a supremacia do Brasil na América", completou Manoel Luiz.
O presidente da CBHb aproveitou também para parabenizar os títulos dos Pan-Americanos conquistados pelas Seleções Júnior, em março, em Foz do Iguaçu (PR), e Juvenil, em abril, em Santiago, no Chile. "Os resultados mostram que o trabalho realizado é muito bom. São comissões técnicas novas, mas com times padronizados e excelentes. A Seleção Juvenil tem como técnico o Cristiano Rocha, já muito conhecido pelo trabalho que faz no Português/AESO, em Recife, que neste mês foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil. O assistente Ruy Sanches também faz um trabalho muito bom no Rio de Janeiro. Além disso, eles têm o apoio de uma comissão muito qualificada, que ajuda bastante", afirmou.
"Já a Seleção Júnior tem o treinador Daniel Cubano, que dispensa elogios. Foi um excelente jogador e está se mostrando um grande técnico. Ele conseguiu o resultado histórico de ser campeão Mundial Universitário com o Brasil em 2014 e também é cercado por uma excelente comissão técnica. O Morten Soubak, que coordena as Seleções Femininas, está bastante contente com os trabalhos e nós da Confederação, por consequência, também estamos muito satisfeitos", finalizou Manoel Luiz.
A Seleção Júnior Feminina disputa o Mundial da Rússia, de 3 a 15 de junho, em Moscou, e a Seleção Juvenil joga o Mundial da Eslováquia, de 19 a 31 de julho, em Bratislava. Já o Taubaté/FAB/Unitau (SP) participará do Super Globe, o Mundial de Clubes de Handebol, no segundo semestre, em Doha, no Qatar.