Atletas veteranos mostram sua força no Circuito Caixa em Fortaleza

Largada geral da prova no ano passado/ Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo- Mais antiga equipe de corridas de rua de Fortaleza, a ACAV (Associação Cearense dos Atletas Veteranos) tem seus trunfos para subir ao pódio na etapa cearense do Circuito de Corridas Caixa, em 5 de agosto. Um deles é o fundista de elite João Batista da Silva Negreiros, que este ano já venceu a Corrida Tiradentes, no Piauí. No pelotão amador, José Luiz Bezerra, de 68 anos, também vai brigar por mais uma medalha, para se somar às outras cinco conquistadas na competição, em sua categoria.
 
Presente em todas as edições do Circuito Caixa em Fortaleza, desde a sua criação em 2004, a ACAV foi criada há 15 anos, antes mesmo do "boom" das corridas de rua no Ceará. O objetivo era apoiar os atletas veteranos nas competições. "Hoje os fundistas mais velhos são valorizados, muitos ainda estão na elite com 35, 40 anos. Mas antigamente, atletas com mais de 25 anos já eram considerados sem valor. Mesmo treinando duro, quando chegavam à prova, ninguém sequer olhava para eles. Por isso surgiu a ACAV. Queríamos mostrar a força desses atletas veteranos", explica Mariana Gomes, presidente da associação.
 
Hoje a ACAV conta com cerca de 50 atletas associados, contemplando desde atletas iniciantes até fundistas mais velhos, como José Luiz Bezerra, de 68 anos. Seu Luiz, como é conhecido, tem três medalhas de ouro (a última delas no ano passado) e outras duas de bronze em sua categoria, na prova de Fortaleza do Circuito Caixa, e é um dos destaques da associação. 
 
"Pelo menos 80% dos nossos associados são de classe média baixa. Fazemos um trabalho voluntário com eles, com muita dedicação e empenho, porque acreditamos na importância do atletismo na vida das pessoas", conta Mariana. Mantida através das mensalidades dos atletas associados, a ACAV organiza treinos aos sábados, na praia de Iracema, com orientação profissional, auxilia na inscrição dos atletas nas competições e monta tendas para os fundistas, durante as provas, com água, frutas e um profissional de educação física à disposição.
 
"O único que não treina conosco é o João Batista (da Silva Negreiros), porque mora no interior do Estado. Mas ele é um atleta de elite muito bom, um dos melhores daqui do Ceará, e faz seus próprios treinos", elogia Mariana. Além da vitória na Corrida Tiradentes, João Batista tem entre seus principais resultados a medalha de ouro na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar de 2009, com uma equipe de quatro atletas, e a vitória nos 10 km da Meia Maratona de Natal, em 2010.
 
Para Mariana, as corridas de rua são uma realidade no Ceará, apesar do pouco apoio das empresas às competições e aos atletas. "Mesmo sem incentivo, os atletas profissionais ou amadores se empenham em disputar as provas. Eles procuram a ACAV para competir, mesmo, e não apenas para fazer exercícios e se manter saudáveis", aponta a presidente. 
 
Inscrições promocionais para etapa de Fortaleza
 
O prazo para garantir uma vaga com valor promocional para a etapa de Fortaleza do Circuito Caixa termina neste domingo (22/7). As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento, www.circuitocaixa.com.br, com uma taxa de R$ 40,00. Economiários e correntistas da CAIXA têm direito ainda a um desconto de 50% sobre a taxa. A partir do dia 23, o valor sobe para R$50,00, e apenas atletas maiores de 60 anos mantém o benefício.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook