Badminton abre projeto de capacitação esportiva | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Badminton abre projeto de capacitação esportiva

Projeto no Caju, no Rio / Foto: Assessoria de Imprensa / Rio 2016Projeto no Caju, no Rio / Foto: Assessoria de Imprensa / Rio 2016

Rio de Janeiro - As capacitações em esportes Olímpicos e Paralímpicos do Transforma já começaram! O primeiro treinamento foi em esportes da categoria de rebatida (badminton e hóquei sobre grama) e aconteceu no Ginásio Experimental Olímpico Félix Mielli Venerando, no Caju, na última quarta-feira. Cerca de 50 professores de educação física de escolas municipais do Rio puderam aprender mais sobre os fundamentos e as práticas dos esportes.
 
As capacitações esportivas oferecidas pelo Transforma trabalham com a categorização de esportes, ou seja, os esportes são agrupados por categorias de acordo com a similaridade de movimento, das ações ou do local de execução. Na Midiateca, já está disponível uma aula digital que explica o modelo de categorização de esportes. Nesta primeira capacitação, os participantes foram treinados na categoria de rebatida, que incluem esportes em que o praticante precisa usar os membros superiores para rebater a bola ou a peteca, com ou sem o uso de aparelhos (como raquetes e tacos). O hóquei sobre grama e o badminton são exemplos de rebatida, assim como o voleibol e o golfe.
 
Durante o evento, representantes das confederações de hóquei sobre grama e badminton explicaram para os professores de educação física como os esportes podem ser adaptados para a quadra de cimento. “Foi muito proveitoso”, contou a professora Solange Almeida de Oliveira, da Escola Municipal Chile. “Já tínhamos colocado o badminton na grade escolar, mas o hóquei foi a primeira vez que joguei”. Solange também elogiou a progressão pedagógica e gostou da possibilidade de se sentir de novo como aluna: “Estou doida pra chegar a próxima!”.
 
Para a professora Regina Ribeiro, da Escola Municipal Ruben Berta, a capacitação também ofereceu a primeira oportunidade de experimentar o hóquei. Embora novata na modalidade, Regina já confeccionou o próprio taco com materiais recicláveis: cabo de vassoura e garrafa pet. “Vamos oferecer uma oficina na escola para os alunos fazerem os próprios tacos e começarem logo a jogar!”, disse a professora. “É muito bom para os alunos poderem vivenciar outros esportes”, comemorou.
 
Após a apresentação teórica do programa de educação e da categorização dos esportes no auditório, os professores foram divididos em dois grupos para que todos pudessem experimentar por três horas cada esporte na quadra. O Transforma realizará mais três capacitações esportivas até o fim do ano. A próxima acontecerá em julho.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook