Carlos Chinin quebra a barreira dos 8 mil pontos no decatlo | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Carlos Chinin quebra a barreira dos 8 mil pontos no decatlo

Carlos Eduardo Chinin alcança 8068 pontos na Republica Tcheca e assume a liderança do Ranking / Foto: Bruno Miani/CBAtSão Paulo - Depois de um bom primeiro dia e de um excelente segundo dia, o brasileiro Carlos Eduardo Bezerra Chinin superou a barreira dos 8.000 pontos na prova do decatlo de Kladno, na República Tcheca. Chinin, de 25 anos, conseguiu os melhores resultados pessoais no salto com vara (4,70 m) e no lançamento do disco (44.99 m), somando assim 8.068 pontos e terminando em quinto lugar na competição.

 

O ganhador da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro assumiu a liderança do Ranking Brasileiro da especialidade, que estava com Luiz Alberto Araújo, com 7.944 pontos, marca que lhe garantiu o título de campeão sul-americano no início de junho, na Argentina.

Chinin, da BM&FBovespa, passa a ser o segundo brasileiro na história a superar os 8.000 pontos. O primeiro foi o recordista brasileiro Pedro Ferreira Filho, com 8.266, obtidos em 22 e 23 de abril de 1987, em Walnut, nos Estados Unidos (ele foi campeão pan-americano nos Jogos de Havana, em 1991). Como líder do Ranking, Chinin está pré-convocado para o PAN do México em outubro.

A marca de Chinin é também a terceira da história na América do Sul. O primeira é de 8.291 pontos, do argentino Tito Steiner, obtido em 22 e 23 de junho de 1983 em Provo, nos Estados Unidos, seguido do resultado de Pedro Ferreira Filho.

"Com o bom resultado do Chinin e a boa fase do Luiz Alberto, muito perto do índice do Campeonato Mundial, o Brasil pode esperar boas campanhas num futuro muito próximo", comentou o holandês Gerard Lenting, treinador-chefe das provas combinadas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O vencedor da competição tcheca foi o cubano Leonel Suárez, segundo colocado no Ranking Mundial, que somou 8.231 pontos.

A brasileira Vanessa Chefer não conseguiu terminar o heptatlo em Kladno. Campeã sul-americana em Buenos Aires, ela está um pouco atrasada com os treinos por causa de dores nas costas. "Vamos fazer um treino coletivo em julho e a tendência é o grupo melhorar de resultados", completou Gerard, que terá a colaboração do ucraniano Oleg Ruyev nos treinamentos.
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook