Copa do Mundo dos Mares chega a SC nesta sexta

Depois de quase 20 dias de travessia desde Auckland (Nova Zelândia), Puma e Telefónica chegarão a Itajaí na tarde desta sexta-feira / Foto: Diego Fructuoso / Team TelefónicaItajaí - Depois de quase 20 dias de travessia desde Auckland (Nova Zelândia), Puma e Telefónica chegarão a Itajaí na tarde desta sexta-feira, dia 6 de Abril, completando assim a quinta perna da Volvo Ocean Race.  O percurso de 6.705 milhas náuticas (12.418 quilômetros) é o mais longo e desgastante da Regata de Volta ao Mundo.

Os barcos, que já estão em águas brasileiras, virão de Balneário de Camboriú, passarão pelo Farol do Mole e entrarão no Rio Itajaí, antes de parar na Vila da Regata. A flotilha será recebida por 20 embarcações, da Marinha do Brasil, organização e espectadores.

A previsão é de ventos na direção sudoeste (10 a 13 nós) e temperatura na casa do 25 graus para o período. As equipes de terra já definiram a logística para receber as equipes e iniciar a reparação das embarcações. Já os velejadores contam as horas para poder rever a família e descansar.

A chegada desta sexta-feira promete ser emocionante, já que o Puma se defenderá da última tentativa do Telefónica de ultrapassar os norte-americanos. A última parcial, no entanto, no final da tarde desta quinta-feira, é favorável ao barco vermelho e preto, que está a 556 quilômetros de Itajaí, 61 quilômetros à frente do adversário. Os espanhóis estão mais a leste e ainda sonham em vencer e ampliar a vantagem na liderança da Volvo Ocean Race.

"Evidentemente que é difícil pegar o Puma, mas vamos tentar. No final da etapa, na chegada a Itajaí, certamente terá pouco vento e será um ponto chave para ‘caçar’ os norte-americanos. A esperança é a última que morre", relata Pablo Arrarte, tripulante do Telefónica.

Joca Signorini, chefe de turno do Teléfonica, e único velejador brasileiro desta edição, não vê a hora de desembarcar em Itajaí. "Chegar ao Brasil e, principalmente a Itajaí, é uma emoção muito grande. Estamos na perna mais longa e desgastante da Volvo Ocean Race. Foram muitos desafios e a nossa rotina é intensa. Esperamos ainda vencer, mas só de voltar ao País é extremamente gratificante," garante. Joca ficará apenas um dia na cidade catarinense. Ele embarca para Estocolmo (Suécia) neste sábado (7) para visitar sua filha Sandra, que nasceu em fevereiro.

O tripulante de mídia do Puma, Amory Ross, confirma que os norte-americanos se sentem ‘preocupados’ com a investida dos espanhóis. "O Telefónica é uma ameaça real para a nossa vitória. Eles aproveitam o lado leste e avançam. A chegada será extremamente apertada. Não há nenhuma maneira de impedir a chegada deles. A recuperação é incrível. Mas, estamos em primeiro e vamos com toda velocidade que podemos, pois merecemos a vitória."

A Vila da Regata já recebe visitantes que experimentam a realidade da maior competição náutica do planeta. Cinema 3D, simuladores e atividades náuticas marcam a parada. Nesta quarta-feira (5), no primeiro dia de visitação, mais de 5 mil pessoas conferiram as atrações do local. A programação continua até o dia 22, com regatas, shows, feira náutica, palestras e ações de sustentabilidade.

Reparos no Groupama - O francês Groupama está parado em Punta Del Este, no Uruguai, reparando o barco antes de voltar à perna e somar os pontos para a classificação geral. Se terminar em terceiro, os europeus ganharão mais 20 pontos. A equipe verde faz a chamada mastreação de fortuna para seguir na regata e chegar em Itajaí entre segunda (9) e terça-feira (10). Porém, a velejada será mais lenta. O time conta com a ajuda do brasileiro Ricardo Ermel, experiente velejador que participou do projeto Brasil 1 na Volvo Ocean Race 2005/2006. O especialista apoiará a área de logística na instalação do novo mastro de 32 metros.

"Vamos aguardar a chegada do barco para fazer um pente fino. O trabalho precisa ser ágil e eficaz, já que o Groupama briga pelo título e quer somar pontos importantes na Regata de Porto", relata Ermel. O brasileiro conta que o mastro será transportado de São Paulo pela BR-101 e terá de ser escoltado por batedores da Polícia Federal. Uma situação parecida ocorreu com o Brasil 1 em 2005, na perna entre Cidade do Cabo (África do Sul) e Melbourne (Austrália). O barco nacional foi transportado de caminhão da costa oste até a costa leste da Austrália, após a quebra do mastro.

O transporte do Abu Dhabi - O Abu Dhabi está na costa do Chile a bordo de um navio cargueiro a caminho de Itajaí. O veleiro teve problemas técnicos pela segunda vez consecutiva na perna e agora depende do auxilio do transporte para chegar à cidade catarinense antes da Regata do Porto, marcada para o dia 21. A previsão é de que o navio atraque no Porto de Itajaí no dia 16. Os tripulantes do barco árabe estão a caminho do Brasil por avião. Parte do time liderado pelo britânico Ian Walker chegará ao sul do País no sábado.

As chances do Camper - O time chegou na cidade chilena de Puerto Montt para fazer os reparos no casco e voltar a tempo de correr a Regata do Porto em Itajaí. "O progresso agora é excepcional," disse o chefe da equipe de terra, Neil Cox. "Tivemos que reformar parte do veleiro e o objetivo é juntar o quebra-cabeças e seguir viagem até Itajaí". O problema ocorreu no dia 25 de março e afetou a proa.

Sobre as seguidas quebras nesta perna, o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, prometeu tomar providências para evitar que os problemas voltem a se repetir neste ano ou nas próximas edições. "É muito cedo para constatar o que realmente ocorreu. Estamos preocupados em ver tantos incidentes durante as travessias e nosso próximo passo é conversar com comandantes, engenheiros e projetistas".

VIP Solidário - O projeto social teve como último e ilustre participante o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. A ideia do VIP Solidário é estimular um novo comportamento por parte da comunidade. Na Estação da Solidariedade, instalada no Terminal de Cruzeiros, e em funcionamento desde o dia 22 de março, foram emitidas mais de 2.700 credenciais para os solidários. Por suas ações beneficentes, as pessoas têm acesso privilegiado à Vila da Regata.

Os VIPs Solidário doaram aparelhos de pressão, cadeiras de rodas, escada de dois degraus, fraldas geriátricas e leite materno ao Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen, além disso, ajudaram as crianças internadas no Hospital Pequeno Anjo, os idosos do Asilo Dom Bosco e adotaram cães ou gatos da Associação de Proteção Animal (AIPRA).

Náutica Show - A Parada da Volvo Ocean Race em Itajaí está funcionando como uma vitrine para os empresários da região que participam da primeira Náutica Show. Grupos do complexo portuário, da construção civil, estaleiros, transporte rodoviário estão representados nos 74 estandes. O evento tem como principal objetivo gerar negócios e apresentar o potencial para um público especial.

"Com a estrutura da Volvo Ocean Race queremos aproveitar o alto potencial turístico e náutico para a organização de uma grande feira de negócios e produtos, a Itajaí Náutica Show, que deverá ser em julho de 2013", comenta Jean Gerni, organizador da feira.

Dentro do pavilhão também estão presentes estandes governamentais que apresentam o projeto de sustentabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável com parceria do Porto de Itajaí e algumas ONGs.

A Univali também está presente com um espaço gourmet e serviço de estética, com alunos da instituição. Outro estande bastante visitado é o da Mostra Catarinense de Artesanato, com o Projeto Aromas, Arte e Sabor que apresenta a qualidade primorosa dos produtos dos artesãos de Santa Catarina.

Aplicativo para smartphones e tablets - A iPro Tecnologia acaba de lançar o aplicativo oficial da parada em Itajaí da Volvo Ocean Race. A empresa, incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é especializada no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, smartphones e tablets equipados com os sistemas Apple iOS e Google Android.

Desenvolvido para smartphones, o aplicativo "Itajaí Stopover" já está disponível para download nas lojas virtuais Apple AppStore, e Google Play. Ele pode ser instalado gratuitamente nos dispositivos iPhone, iPod e iPad, e celulares com o sistema Google Android.

Na tela será possível acompanhar as ações da Vila da Regata, shows, dicas de turismo e, principalmente, as informações do barcos na cidade catarinense.

Links:

Apple
http://itunes.apple.com/br/app/itajai-stopover/id504984209?mt=8

Google
https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.iprotecnologia.voritajai


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook