Espanhol veterano leva 16ª etapa mas Froome segue líder geral
Rio de Janeiro - O ciclista espanhol Rubén Plaza, da equipe Lampre-Merida, surpreendeu nesta segunda-feira ao liderar a 16ª etapa do Tour de France, disputado entre as cidades francesas de Bourg-de-Péage e Gap, num percurso de 201 km.
Aos 35 anos, o espanhol levou ao melhor entre as montanhas médias da França, marcando 4h30m10s, deixando o eslovaco Peter Sagan comendo poeira, a 30 segundos dele - o que, no Tour de France bastante disputado, é uma enorme diferença.
Em terceiro, a 36 segundos de Plaza, veio o colombiano Jarlinson Pantano, da equipe Iam Cycling. Chris Froome terminou a etapa na 28ª colocação, a mais de 18 minutos do primeiro colocado, mas mesmo assim manteve a liderança do Tour, já que os principais concorrentes na classificação geral também não foram bem.
A etapa ficou marcada por uma queda feia sofrida pelo companheiro de equipe de Froome, Geraint Thomas. O atleta da Sky, considerado um grande apoio para a manutenção do britânico na liderança geral, saiu da estrada e trombou em um poste. Mesmo assim, conseguiu voltar à disputa e cruzar a linha de chegada no mesmo pelotão que Froome.