Tammy e dupla Luiz Felipe e Ian conquistam primeiros ouros

Equipes presentes à Taça Brasil de Saltos Ornamentais / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Rio de Janeiro - No primeiro dia da Taça Brasil de Saltos Ornamentais, quatro provas disputadas, no parque aquático Julio de Lamare. Duas em finais direta, já com resultado definido: trampolim de 3 metros sincronizado masculino e trampolim 1 metro feminino. As outras duas foram eliminatórias, classificando seis atletas em cada para a final: plataforma feminina e trampolim de 3 metros masculino.

A saltadora Tammy Galera, do Fluminense, 21 anos, conquistou a medalha de ouro do trampolim de 1 metro feminino com 246,80 pontos. O pódio foi completado por Milena Canto Sae, do Clube Semanal de Cultura Artística, de Campinas/SP, com 229,80, e por Ingrid Oliveira, companheira de clube de Tammy, com 226,40.

"Como o parque aquático inteiro do Fluminense está em obras, estamos treinando aqui e sempre é bom competir onde treinamos", disse Tammy, que venceu o trampolim de 1 metro em campeonatos absolutos pela primeira vez. Em abril, no Troféu Brasil, ela foi prata, atrás da companheira de clube, Juliana Veloso.

Na outra prova final deste primeiro dia, a dupla Luiz Felipe Outerelo, do Fluminense, e o paraense Ian Matos, da Abrasso, de Brasília, juntaram forças e venceram o trampolim de 3 metros masculino, com 366,27 pontos. O regulamento permite isto, mas por serem atletas de clubes diferentes, a pontuação do vencedor - 18 pontos - tem que ser dividida entre os dois clubes. O mesmo acontecerá com a dupla que conquistou a medalha de prata, formada por César Castro, do Mackenzie/RJ, e Pedro Abreu, do Flamengo, 332,55 pontos. Eles dividirão os 16 pontos do segundo colocado. Completou o pódio, a dupla da Adesef/PA, formada por Rui Marinho e Marcio Lopes, 294,99 pontos. Como são da mesma equipe, a pontuação do terceiro lugar - 14 pontos - vai integramente para a equipe paraense.

De manhã foram disputadas eliminatórias da plataforma feminina e do trampolim de 3 metros masculino. As finais destas provas serão na manhã de sábado, 1/12, com a participação de seis finalistas em cada prova. Os melhores desempenhos nas seletivas foram de Ingrid Oliveira, do Fluminense, na plataforma (261,35 pontos), e de César Castro, do Mackenzie/RJ, no trampolim de 3 metros (383,60).

Os outros finalistas do trampolim de 3 metros: Luiz Felipe Outerelo, do Fluminense; Rui Marinho, da Adesef/PA; Rafael Zambaldi, do Semanal de Cultura Artística, de Campinas/SP; Jackson Rondinelli, do Pinheiros; e Ian Matos, da Abrasso/DF.
Ingrid decidirá a plataforma com Milena Sae, do Semanal; Natali Cruz e Giovanna Pedroso, da Apoe/RJ; Luana Lira, do Grêmio Cief/PB; e Danielle Robles, do Fluminense. Nicoli Cruz, irmã gêmea de Natali, fez pontuação suficiente para ficar na sexta na posição, mas como só pode ter o máximo de dois atletas de cada equipe, ela competiu como extra.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 30/11 - SEXTA-FEIRA
09:30 h 5ª Prova: Tramp. de 3 metros Feminino (eliminatória)
6ª Prova: Plataforma Masculina (eliminatória)
14:30 h 7ª Prova: Sincronizado 3 metros Feminino (Final)
8ª Prova: Tramp. de 1 metro Masculino (Final)

Dia 1/12- SÁBADO
10:00 h 9ª Prova: Plataforma Feminino (Final)
10ª Prova: Tramp. de 3 metros Masculino (Final)
11ª Prova: Sincronizado Plataforma Feminino (Final)

Dia 2/12- DOMINGO
10:00 h 12ª Prova: Plataforma Masculina (Final)
13ª Prova: Tramp. 3 metros Feminino (Final)
14ª Prova: Sincronizado Masculino Plataforma (Final)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook