HPE bate recorde histórico na Rolex Ilhabela Sailing Week

Largada da HPE em 2011 / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - Mais procurada e parecida com as classes olímpicas, a HPE25 ganha cada vez mais espaço entre os barcos de oceano. Design arrojado, agilidade na água e equilíbrio nas competições fazem com que campeões mundiais como Bruno Prada, Maurício Santa Cruz, Martine Grael, entre outros, escolham a categoria para competir em alto nível. Outra prova do sucesso é que a Rolex Ilhabela Sailing Week 2012, que será disputada de 7 a 14 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), registra o recorde de veleiros desde sua criação, em 2004. Nesta edição estão inscritos 27 embarcações, cinco a mais do que no ano passado, que era a melhor marca da Classe.

 

A similaridade com as classes olímpicas e o custo benefício (média de R$ 100 mil por unidade) também podem explicar os motivos de tanta gente com currículo na vela escolher os veleiros HPE. Um dos exemplos é o proeiro Bruno Prada, que fará o último evento antes de tentar o ouro nos Jogos de 2012 na Star com Robert Scheidt. O velejador integrará o barco Ginga nas águas de Ilhabela dez dias antes da competição na Inglaterra. "A classe HPE tem bons velejadores e cresce a cada edição. É o maior evento da América Latina e um dos maiores do mundo. Desde a entrada dos monotipos HPE e S40, os campeonatos passaram a ser mais interessantes sem o rating, ou seja, quem chega na frente é o vencedor", explica Bruno Prada, que em 2011 viu o parceiro Robert Scheidt faturar a Rolex com o Atrevido.

A campeã mundial da juventude de 2009, Martine Grael, escolheu a categoria para dar um calor nos homens, que ainda predominam pelos lados da HPE. Antes do ouro do Mundial Militar, em 2011, a filha de Torben ajudou o Atik da Marinha do Brasil a fechar o campeonato em terceiro lugar. "Dessa vez não tem o Robert Scheidt. Vamos brigar pelo título", relata a velejadora, que estará ao lado da medalhista olímpica Isabel Swan.

Atual campeão da Mitsubishi Sailing Cup, o especialista em match race (competição barco contra barco) Henrique ‘Gigante’ Haddad estará a bordo do Artemis, ao lado de Mark Esle, Luis Casteralli e Guilherme Hamellmann. Sua expertise em regatas mais curtas pode ajudar na HPE.

"O match auxilia nas regatas, principalmente na largada, no tempo de manobra, e no controle do barco. A minha passagem pelo match race me ajuda a ter um conhecimento mais amplo da vela", conta Gigante. "O HPE deu certo no Brasil. O tamanho é bom, quantidade certa de tripulação, bons velejadores, custo benefício e tem organização".

Bicampeão pan-americano e tri mundial de J/24, Maurício Santa Cruz será um dos destaques da Rolex Ilhabela Sailing Week. Integrante do Relexa Next, de Roberto Mangabeira, o velejador espera levar a equipe ao título. "Corremos a Copa Suzuki e Mit Sailing Cup e brigamos pela ponta. Estamos preparados para levar o campeonato, numa classe tão competitiva".

 

Classe é sucesso - Outro bom exemplo do sucesso da classe é a equipe SER Glass, criada este ano com dois barcos pelo vice-campeão mundial da classe Snipe Marcelo Belotti. O velejador disputou as duas primeiras etapas da Copa Suzuki com o barco SER Glass Eternity e lidera a competição, que terá mais duas etapas no segundo semestre, também no Yacht Club de Ilhabela. "A classe é super legal, tem ótimos velejadores, tem um poder de mídia grande e é uma classe que proporciona um oportunidades de relacionamento entre os clientes e os patrocinadores. Em termos de competição, os barcos andam muito parecidos, o que deixa as regatas bem acirradas do começo ao fim", indica Belotti.

Futuro presidente da classe e comandante do Repeteco, Fernando Haaland enaltece o grande momento da categoria de 25 pés. "O sucesso se deve à popularização da classe, abertura de novas flotilhas e ao aumento do número de velejadores experientes participando da classe HPE. Apesar dos valores dos barcos não serem baixos, o custo anual de manutenção e participação nos circuitos de vela é razoável. O que mais atrai público é o fato de ser one-design. A HPE fica muito competitiva, sem rating, em que a experiência e o entrosamento da tripulação faz a diferença, e não a capacidade financeira de investir em equipamentos", pondera Haaland.

Iguais e com a regra de quem chegar na frente leva a vitória da prova, os barcos estão cada vez mais rápidos e ariscos. O HPE25 foi desenvolvido no Brasil e é fabricado pela Zonda Boats. Os quatro integrantes devem somar, juntos, até 360 quilos. A ideia é ampliar a flotilha para cidades como Santos, Porto Alegre e Salvador, além das atuais em Ilhabela, Rio de Janeiro e Vitória.

 

RGS tem mais de 60 barcos - Os velejadores da classe RGS têm um motivo a mais para prestigiar a Rolex Ilhabela Sailig Week de 2012. Além de ser a maior regata da América Latina, o evento sediará, em paralelo, o Brasileiro da categoria, que tradicionalmente leva o maior número de barcos nas subdivisões A, B, C e Cruiser e Maxi. A classe receberá mais de 60 veleiros para a 39ª edição da Rolex.

A RGS é competitiva, graças à regra equalizada. O campeão será quem tiver o melhor aproveitamento nas quatro divisões. Embarcações de 21 a 53 pés correm juntas e em condições de igualdade na disputa pelo título. "A credibilidade atraiu a participação de velejadores técnicos e de forte expressão na vela oceânica. Esse expressivo aumento de barcos na raia levou as tripulações a se prepararem melhor, com treinamentos, participação em regatas e investimento em equipamentos. Isto se reflete no excelente nível técnico da BRA-RGS", explica o presidente nacional da classe, Walter Becker.

 

Brasileiros de Skipper 21 e Skipper 30 - A Rolex Ilhabela Sailing Week será palco dos Brasileiros de Skipper 21 e 30, com prêmios aos vencedores. Os barcos devem estar inscritos na classe ORC para concorrer ao evento paralelo. O critério de medir na ORC foi mantido, já que existem veleiros com pesos diferentes. Assim, os critérios, segundo a organização, ficariam mais justos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook