SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →
Marcelo Parreiras e Kauan Nicioli quebram recordes brasileiros sub-16 no Ibirapuera
Marcelo Parreiras / Foto: Divulgação

São Paulo - Marcelo Lima Parreiras, do Sesi-SP, e Kauan Nicioli, de Itapira-SP, estabeleceram novos recordes brasileiros sub-16 durante o Campeonato Brasileiro Interclubes - CBI Sub-16 de Atletismo Loterias Caixa, realizado no Estádio Ícaro de Castro Mello, o Ibirapuera, em São Paulo, no último sábado (10/10). A competição também contou com a marca recorde de Marco Antonio Gonçalves Melo, da AABLU-SC, no lançamento do martelo.

Aos 14 anos, Marcelo conquistou seu primeiro título nacional ao superar seu próprio recorde, que havia sido estabelecido no Campeonato Paulista sub-16, em Pindamonhangaba, com a marca de 4,20 m. No Ibirapuera, ele saltou 4,25 m, melhorando sua marca anterior em 5 cm e se consagrando campeão brasileiro. O atleta ainda tentou alcançar 4,30 m. Paulo Henrique Weigsding Coelho, de Corville Joinville-SC, ficou com a prata, saltando 3,90 m, enquanto Bernardo Bonadio Collesi, do Pinheiros-SP, garantiu o bronze com 3,60 m.

"Depois que eu bati o recorde no Estadual, eu já estava pensando em saltar para 4,30 m, 4,35 m. Por isso que tentei mesmo depois de já ter batido o recorde novamente. Essa temporada foi ótima, muito importante. Mas eu não conseguiria ter feito nada se não fosse o Sesi, meu clube, meus técnicos, que foram muito importantes para mim, e a minha família, porque eu tenho muito apoio em casa", declarou Marcelo, que atualmente treina com Luiz Alberto de Araújo, ex-atleta olímpico do decatlo.

Natural de Santo André, Marcelo vem de uma família de atletas, mas inicialmente não se interessou pelo atletismo. "Antigamente, eu achava que atletismo era só correr, e para mim isso não tinha muita graça. Antes do atletismo eu fiz ginástica, e comecei a treinar no Sesi. Lá, me perguntaram se eu queria fazer um teste no salto com vara. Fiz o teste, entrei, mas até 2024 eu ainda estava na ginástica e no salto com vara", explicou o atleta, que se dedicou exclusivamente ao atletismo em 2025.

No evento, Kauan Nicioli, de 15 anos, também fez história ao quebrar o recorde brasileiro nos 100 metros com barreiras, com o tempo de 12.72 (0.5), superando a marca anterior de 12.73, estabelecida por Lucas de Almeida Rosa em 2023. No Campeonato Paulista sub-16, Kauan já havia conquistado o título e ficado a dois centésimos do recorde nacional.

"Foi uma prova ótima. Acho que dava pra ter feito um pouquinho mais, mas já estava dando uma certa ansiedade, porque eu estava querendo essa marca desde o começo do ano. No Paulista quase deu, mas hoje veio", comentou Kauan, que participou de seu primeiro Campeonato Brasileiro sub-16.

O atleta começou no atletismo aos 10 anos, durante as aulas de educação física na escola Sesi, em Itapira. "Fiz outros esportes, como futebol e futsal, mas no atletismo eu me encontrei. Foi por causa do meu professor, Luiz Francisco Soriani, que eu estou aqui hoje. Ele me levou para tudo. Agora, eu treino com o Digão (Rodrigo da Costa Vicente), que nunca deixou de me incentivar", relatou Kauan.

Antes de se especializar nas barreiras, Kauan competia no hexatlo, a versão do decatlo para sua categoria. Em 2025, ele foi vice-campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares na prova. "Depois que eu voltei dos Jogos, eu vi que minha prova de barreira foi muito boa, e agora, esse ano, comecei a treinar só barreira. E agora veio o ouro e o recorde."

O Campeonato Brasileiro Interclubes - CBI Sub-16 de Atletismo Loterias Caixa conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve programas de formação de atletas em parceria com os clubes.

 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados