Treinão do desafio Pharmaton lota raia Olímpica da USP

Corredores do Pharmaton 2012/ Foto: Nelson Antoine/ adorofoto

São Paulo - A segunda edição do Desafio Pharmaton pela busca do equilíbrio entre corpo e mente teve início no sábado, dia 12 de Maio, com um treinão reunindo as oito assessorias esportivas que participam do projeto.

A primeira corrida de seis quilômetros foi realizada na raia olímpica da USP e reuniu aproximadamente 300 atletas vestidos de laranja e azul. O grupo recebeu orientação sobre qualidade de vida, exercício e nutrição antes e depois da prática.

Os participantes mostraram disposição, força de vontade e espírito de equipe na prova. O frio e o vento deram as caras na manhã de sábado (15 graus), mas ninguém desistiu e fez o percurso de acordo com o ritmo. "O importante é fazer novas amizades. A corrida é um esporte democrático e, além de tudo, é bom para saúde. O Desafio Pharmaton proporciona qualidade de vida e dicas para um bom aproveitamento das corridas. Voltar a participar dele mostra que a semente foi plantada", explica Mario Sergio, da Run&Fun, que fez os seis quilômetros andando ao lado dos iniciantes.

Em 2011, Run&Fun e MPR (Marcos Paulos Reis) disputaram a primeira edição do Desafio Pharmaton e levaram a busca pelo equilíbrio para alunos que estavam no início da prática da corrida de rua, para os já habituados com as provas e os chamados ‘relax’. Agora, outra seis assessorias esportivas entraram na atividade: Saúde & Performance (Cláudio Castilho), ZTrack (José Carlos), Five Ways (Ronaldo Martinelli), Race (Ricardo Arap), Tri Lopez (Diego Lopez) e DLB (Diego Leite de Barros).

Participante da primeira edição, a médica Adriana Suzuki, aluna da Run&Fun, além de ter incluído mais atividade física no seu dia-a-dia, levou o que aprendeu do Desafio Pharmaton para família e amigos. "Correr faz bem à saúde e ter conhecimento do que está fazendo é ainda mais importante. Aconselho seguir a cartilha da busca pelo equilíbrio entre mente e corpo", conta a médica, que venceu a primeira prova em 2011, a dos iniciantes.

A blogueira Renata Nunes, que faz parte do time da Ztrack, estreou no evento e acredita que a democratização do conhecimento é a chave do projeto. "Muita gente corre sem saber dos limites e às vezes pode acabar com algum problema. Atividade física é fundamental, mas sempre deve ser muito bem orientada, principalmente em alimentação e saúde", diz.

O Desafio Pharmaton terá mais treinos coletivos e ações cognitivas com as equipes com duração de oito meses. Em outubro, para coroar a iniciativa, haverá a prova final (Volta da USP). A iniciativa consiste em mostrar que os corredores podem alcançar o equilíbrio entre corpo e mente e servir de exemplo para as pessoas de como qualquer um pode adotar a fórmula do equilíbrio no seu cotidiano, praticando esportes e tendo hábitos mais saudáveis, melhorando assim a saúde física e mental. O projeto é da Boehringer Ingelheim.

Dinâmica do Desafio Pharmaton 2012

- Oito equipes (uma para cada assessoria esportiva) que, durante sete meses de provas participarão de dois treinões coletivos, três treinos cognitivos, uma grande prova reunindo todos os participantes (a Volta da USP, em outubro)

- Estações Pharmaton nos treinões, que abordarão diferentes temas e informações relacionadas ao esporte, qualidade de vida e à complementação adequada de vitaminas e de minerais na prática esportiva

- Uma equipe de nutricionistas terá participação ativa durante alguns treinos ao longo dos sete meses de projeto, explicando a importância da alimentação e suplementação vitamínico-mineral, bem como seus benefícios para praticantes de corrida e atividades físicas em geral

- Cada assessoria esportiva convidada receberá o patrocínio da Boehringer Ingelheim de duas viagens para os Estados Unidos destinadas exclusivamente para o técnico e para um aluno, que deverão participar das corridas Disney em Janeiro de 2013 (a maratona, 42 km, a meia maratona, 21 km, e uma corrida de 16 km)

- Cada assessoria esportiva participante definirá o técnico treinador e o corredor que participará das corridas Disney

- Além disso, a Boehringer Ingelheim também patrocinará 1 jornalista corredor para cobrir a corrida internacional em Janeiro de 2013 em Orlando, que será indicado pela Assessoria de Imprensa Esportiva ZDL, responsável pela divulgação da campanha e coordenação das provas junto aos jornalistas

- O segundo está programado para setembro. Entre eles, serão realizados três treinos cognitivos, em junho, julho e agosto

- Todos os participantes farão a Volta da USP, em 14 de outubro, prova de 10 quilômetros, teste final da preparação feita nos cinco meses anteriores

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook