Equipe de HPE brilha com estreia de tricampeão mundial

Regatas de HPE agitam Ilhabela / Foto: Aline Bassi / Balaio Ilhabela - Um dos maiores nomes da vela nacional mostrou em Ihabela que é multidisciplinar. Com dois ouros pan-americanos e três títulos mundiais na classe J/24, além de grande experiência em campeonatos de Match Race, Maurício Santa Cruz é peça chave na equipe de HPE do Relaxa Next, segunda colocada no Warm Up, competição válida pela segunda etapa da Copa Suzuki Jimny. O talento de Santinha foi comprovado em sua estreia: nas cinco primeiras regatas, atuando como tático, levou sua equipe a resultados consistentes, mostrando que pode brilhar na categoria, uma das mais populares one-design da vela nacional País.

"É uma classe nova pra mim. Mais um desafio na minha carreira. Aprendo muito com o barco, conhecendo os ângulos e velocidade. Estou supercontente com as regatas, bastante disputadas e com as raias lotadas (20 barcos disputaram a competição)", diz Maurício Santa Cruz, que tem o objetivo de levar a equipe de Roberto Mangabeira ao título brasileiro, que será disputado em setembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

No próximo fim de semana (2e 3 de junho), a competição termina no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e o carioca Maurício Santa Cruz espera manter a regularidade. Se levar o Relaxa Next ao título, entra na galeria de campeões no HPE, que conta com Robert Scheidt e Bruno Prada. "O objetivo é manter uma boa média e tentar sair com o título do Warm Up. A competição é sempre muito equilibrada e os resultados precisam ser bons em todas as provas", revela o atleta, que foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2011.

As disputas de HPE em Ilhabela estão empolgantes, com regatas definidas no finalzinho. Nenhum barco conseguiu vantagem folgada nesse Warm Up. Entre os 20 da flotilha, a liderança está com o Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer), empatado com o Relaxa Next (Eduardo Mangabeira). Os critérios de desempate dão vantagem ao Jimny/Takeahauer. O Ginga (Breno Chvaicer), campeão de 2011, caiu para terceiro lugar.

Santinha, que além do Pan venceu os campeonatos mundiais de J/24 de 2006, 2007 e 2009, espera lutar também pelo título da Rolex IlhabelaSailing Week, que será disputada entre os dias 7 e 14 de julho. "A Copa Suzuki Jimny é encarada como um treinamento para que, em julho, tenha mais entrosamento e entenda mais sobre o barco".

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook