Eduardo Souza Ramos comemora consolidação da S40 na América Latina

O S40 Pajero, campeão no ano passado / Foto:Rolex / Carlo BorlenghiSão Paulo - Não demorou muito para a classe S40 se tornar referência em monotipos de oceano no Brasil. Prova do sucesso da categoria é o número de barcos inscritos na Rolex Ilhabela Sailing Week. Em 2011, o maior evento náutico da América Latina já conta com 11 veleiros, incluindo equipes da Argentina e do Chile.

Feliz e orgulhoso pela evolução do S40, o atual campeão Eduardo Souza Ramos quer mais um título da competição. São oito até agora, um recorde para o evento que chega à 38ª edição.

"Não será fácil. Há velejadores de alto nível correndo de S40 em Ilhabela. O sucesso é fácil de explicar, já que são barcos modernos, rápidos e a competitividade entre os veleiros estrangeiros abrilhanta a competição. Eu destaco a força dos chilenos este ano (são três barcos inscritos até agora). Eles escolheram Ilhabela para fazer a temporada de inverno no Brasil", exaltou Eduardo Souza Ramos, que mais uma vez será o comandante do Pajero na Rolex Ilhabela Sailing Week.

Mentor do projeto, Eduardo vê um sonho realizado. Só na América do Sul, há 21 barcos S40 competindo e o conceito de um veleiro de regata de oceano grandesó foi colocado em prática em 2008. "O Brasil precisava de uma categoria de oceano. Foi difícil criar essa mentalidade entre os velejadores. Começamos com barcos menores e mais baratos no HPE25 e agora a batalha é no S40. O objetivo é consolidar, definitivamente, a classe no Brasil", explicou Souza Ramos.

O comandante do Pajero na Rolex Ilhabela Sailing Week recordou que o País demorou, em relação à Europa e Estados Unidos, para colocar veleiros acima de 30 pés para competir nas regatas de oceano. "O trabalho começou na década de 90 com os HPE25. Eu desenvolvi os primeiros 18 barcos dentro da fábrica da Mitsubishi. Acreditei, idealizei e produzi, porque achava que não era possível o Brasil não ter monotipos de oceano também", recordou Eduardo Souza Ramos.

Oito conquistas na Rolex Ilhabela Sailing Week - Recordista de títulos, o velejador Eduardo Souza Ramos é o atual campeão da S40. A conquista do ano passado foi especial, já que ele nem esperava subir no lugar mais alto do pódio entre tantos times de alto nível na categoria. A classe conta com velejadores de nível internacional como Torben Grael (Mitsubish/Gol), Roberto Martins (Carioca) e Samuel Albrecht (Crioula) e todos os outros nove tripulantes se destacam nas suas funções em outros barcos.

O primeiro campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week afirmou que é difícil comparar as mudanças desde 1973. "É outro mundo. Tive a sorte de acompanhar essa evolução. Ilhabela era uma cidade pequena, o clube tinha poucos sócios e muito idealismo. A situação mudou e o município está preparado para receber o movimento", acrescentou.

Mesmo esperando um bom resultado, o comandante do Pajero resumiu a importância da Rolex Sailing Week. "A vocação do evento é ser a maior festa de confraternização da vela brasileira. A grande atração é o charme do Yacht Club de Ilhabela e o relacionamento entre os velejadores do Brasil e de outros países. A parte técnica, claro, não pode ser deixada de lado. É uma alegria", finalizou Souza Ramos.

O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 3 de julho com as regatas Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE25.

A regata que contorna Alcatrazes larga às 9h30m para os barcos das classes S40, ORC 500, 600 e 650, RGS-A, RGS-B, RGS- Cruiser e Beneteau 40.7 e terá 55 milhas náuticas (cerca de 101 quilômetros). Os barcos menores - ORC 700, RGS-C, Skipper 21 e J-24 - disputam, a partir das 10 horas, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da Classe HPE25 largaram, às 9h45m, para o Troféu Renato Frankenthal, em um percurso de 20 milhas (37 km).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook