Brasil estreia em mais uma Super Final da Liga Mundial

Comissão técnica da seleção brasileira / Foto: Divulgação CBDA

Huizhou - O Brasil estreia nesta 3ª feira, 21/6, na Super Final da Liga Mundial de Polo Aquático Masculino, na cidade chinesa de Huizhou. De cara, uma "pedreira", a Sérvia, atual campeã da Liga, do Mundial e do Europeu (tabela no fim), e maior favorita a um inédito título olímpico nos Jogos do Rio.
 
A Super Final vai até o domingo, 26/6. A equipe brasileira vai defender sua medalha, o inédito bronze conquistado no ano passado, na Itália. A competição faz parte da preparação do time brasileiro para a sua volta aos Jogos Olímpicos após 32 anos. 
 
A Super Final da Liga Mundial reúne as oito melhores seleções das etapas classificatórias do campeonato, que somavam 18 nações: Austrália, Brasil, China, EUA, Grécia, Itália, Japão e Servia.
 
Capitaneado por Felipe Perrone, que além de campeão, foi eleito pela segunda vez consecutiva, o melhor jogador (MVP) da Liga Europeia da modalidade, a "Champions League Final Six", a equipe brasileira terá, além dos sérvios, os americanos campeões pan-americanos e os anfitriões chineses como adversários da fase inicial da Super Final, no grupo B. Na chave A jogam Grécia, Itália, Japão e Austrália. 
 
A delegação brasileira viajou composta por 15 jogadores. Nos Jogos Olímpicos só poderão ser inscritos 13 nomes. Do time que conquistou bronze na Liga Mundial de 2015, o único ausente é o goleiro Thyê Matos, decisivo na ocasião, durante a disputa de pênaltis contra os Estados Unidos, no jogo pelo bronze. Em seu lugar entrou o goleiro Slobodan Soro, medalhista de bronze nas duas últimas Olimpíadas (2008 e 2012), e campeão mundial em 2009, atuando pela Sérvia. 
 
Os outros 12 nomes que subiram ao pódio no ano passado, e que disputarão mais uma Liga Mundial, são Vinícius Antonelli, Jonas Crivella, Guilherme Gomes, Ivez Gonzalez, Paulo Salemi, Bernardo Gomes, Ádria Gonzalez, Felipe Silva, Bernardo Reis Rocha, Felipe Perrone, Gustavo "Grummy" Guimarães e Josip Vrlic. Além deles viajaram Rudá Franco, também presente na Super Final de 2015, e Danilo Correa. O comando é do atual campeão olímpico, o técnico croata Ratko Rudic, auxiliado por Ângelo Coelho e Eduardo Abla, o Duda. 
 
A partir do dia 30 de junho até o dia 5 de julho, a seleção volta a treinar no Rio de Janeiro. De 6 a 17 de julho, a seleção estará na Europa para treinar na Hungria e disputar um torneio na Sérvia. Por fim, de 21 de julho a 03 de agosto, o forte ritmo de treino, característica do trabalho de Rudic, será na nova piscina olímpica de Salvador, Bahia. No próprio dia 03 de agosto, um dia histórico e emocionante para o grupo escolhido, a entrada na Vila Olímpica, mais de 30 após a participação nas Olimpíadas de Los Angeles/1984.
 
Jogos do Brasil na fase inicial da Super Final da Liga Mundial Masculina 2016 (hora de Brasília)
 
Dia 21/6 - Brasil x Sérvia - 4 horas
Dia 22/6 - Brasil x EUA - 6h40
Dia 23/6 - Brasil x China - 8 horas
 
Histórico da Super Final da Liga Mundial Masculina de Polo Aquático
 
2002 - Ouro: Rússia / Prata: Espanha / Bronze: Hungria
2003 - Ouro: Hungria / Prata: Itália / Bronze: EUA
2004 - Ouro: Hungria / Prata: Sérvia & Montenegro / Bronze: Grécia
2005 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Alemanha
2006 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Espanha / Bronze: Grécia
2007 - Ouro: Sérvia  / Prata: Hungria / Bronze: Austrália
2008 - Ouro: Sérvia / Prata: EUA / Bronze: Austrália
2009 - Ouro: Montenegro / Prata: Croácia / Bronze: Sérvia
2010 - Ouro: Sérvia / Prata: Montenegro / Bronze: Croácia
2011 - Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2012 - Ouro: Croácia / Prata: Espanha / Bronze: Itália / 8 º - Brasil
2013 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro / 8 º- Brasil
2014 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro / 7 º - Brasil 
2015 - Ouro: Sérvia / Prata: Croácia / Bronze: BRASIL
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook