Samir Barel encara treino noturno de sete horas nas águas do Rio de Janeiro

Nadador se prepara para Travessia do Canal da Catalina, uma das mais difíceis do mundo / Foto: Flavio Perez/OnboardSports

Rio de Janeiro - Não é à toa que a travessia do Canal da Catalina faz parte do chamado "Desafio dos 7 mares", que consiste nas maratonas aquáticas mais difíceis do mundo.
 
O percurso de 34k entre a Ilha Santa Catalina e a costa californiana, no oeste dos Estados Unidos, possui correntezas imprevisíveis e por ser em uma área que atrai muitos tubarões, geralmente é realizado no período noturno, caminhando para o amanhecer.
 
Para se preparar para essa pedreira Samir Barel realiza neste sábado (7) um treino diferente e intenso. Serão sete horas nadando à noite pela orla da zona sul do Rio de Janeiro. A expectativa é nadar entre 25 e 30 quilômetros, passando pelas praias de Copacabana, onde será realizada a prova de maratona aquática dos Jogos Olímpicos do Rio2016, Ipanema e Leblon. A atividade será comandada por Renato Ribeiro da equipe Navegantes, especialista em treinamentos para atletas e equipes de alto rendimento em maratonas aquáticas. Barel foi convidado a se juntar ao grupo, que conta ainda com os Patricia Farias, Bernardo Almeida, Lucas França, Beatriz Puciareli, Carlos rosa, André Castrlucio, Gabriel Soares e Adherbal.
 
"É um processo muito importante para simular uma possível situação real no dia do Canal. A temperatura da água estará em torno de 19 à 20 graus, mas não será permitido o uso de neoprene, apenas sunga, touca e óculos de natação, mesmo critério exigido para a travessia nos Estados Unidos. Por serem muitas horas nadando sem pausa inclusive, a hidratação será com carboidratos líquidos e em gel, pêssego em calda (glicose), isotônico. Existe a possibilidade da entrada de uma frente fria com ressaca, isso pode deixar o mar bem mexido, dificultando ainda mais o cenário, mas estamos torcendo para tudo dar certo", explicou o atleta de 33 anos. 
 
Se conseguir concretizar a Travessia do Canal da Catalina, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a "Tríplice Coroa das Águas Abertas", as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.
 
Veja Também: