Poliana na briga por mais um título mundial

Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2016 / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

China - É chegada a hora da sétima e última etapa do circuito da Copa do Mundo FINA de maratonas aquáticas, todo disputado no percurso olímpico de 10 quilômetros. Neste sábado, 15/10, a partir das 9h (hora local, 22h de sexta, 14/10, no Brasil) acontece a prova de Hong Kong, em Repulse Bay.
 
A medalhista olímpica, Poliana Okimoto, está na disputa do título da Copa do Mundo, com outras duas concorrentes, a italiana Rachele Bruni e a alemã Angela Maurer. O Brasil terá ainda a participação de Ana Marcela Cunha, e Allan do Carmo, que conquistou bronze na etapa anterior, na chinesa Chun'an, disputada no domingo, 9/10. Na ocasião, Poliana foi quinta colocada e Marcelinha, sexta.
 
Este ano, a equipe brasileira priorizou a preparação olímpica e por isso, não participou de todas as etapas, como de costume. Pelo regulamento só podem disputar o título quem nadar o mínimo de cinco provas e, pelo menos, largar na última, em Hong Kong. Assim, Poliana Okimoto conseguiu permanecer na briga do título até a etapa derradeira. A brasileira, bronze nos Jogos Rio 2016, está em segundo lugar, com 58 pontos, atrás somente da italiana Rachele Bruni - prata nas Olimpíadas deste ano - que possui 66 pontos. Ambas se ausentaram das mesmas maratonas do circuito, as duas em lagos canadenses e vão agora para sua quinta etapa. Na terceira posição está a veterana Angela Maurer, da Alemanha, com 49 pontos, que só não competiu na prova húngara e está matematicamente na disputa.
 
Apenas seis nadadoras completarão o mínimo de provas em Hong Kong e poderão disputar as premiações ao final para as seis primeiras: as já citadas Rachele, Poliana e Ângela, únicas que poderão conquistar o título de 2016, e ainda a americana Emily Brunemann (35 pontos), a russa Daria Kulik (34) e a alemã Svenja Zihsler (22). Ana Marcela, quarta colocada com 40 pontos, está fora desta disputa pois irá agora para a sua quarta prova, o mesmo ocorrendo com Allan do Carmo, no masculino. Em Hong Kong, 31 nadadoras estão inscritas para a última etapa da Copa do Mundo. 
 
O circuito paga 30 mil dólares para os vencedores (masculino e feminino), vindo a seguir 20 mil, 15 mil, 12 mil, 8 mil e 5 mil dólares. Mas tem premiações também por etapa: 2.500, 2 mil, 1.500, 1.200, 1 mil, 800, 600 e 400 dólares para os oito primeiros colocados.
 
Possibilidades do título para Poliana - Poliana ganha a etapa de Hong Kong e completa 78 pontos e a italiana Rachele completa a prova fora dos TOP 5 (chegaria no máximo aos 76 pontos).
 
Se a Poliana ganha e a Rachele for a 5ª colocada, as duas EMPATAM no ranking com 78 pontos! Em caso de empate, tanto o título quanto a premiação final são divididas entre as duas.
 
O título também virá para o Brasil se:
 
. Poliana for 2ª e Rachele ficar fora do TOP 6 (se ela for 6ª, elas empatam);
 
. Poliana for 3ª e Rachele ficar fora do TOP 7 (se ela for 7ª, elas empatam);
 
. Poliana for 4ª e Rachele ficar fora do TOP 8 (se ela for 8ª, elas empatam);
 
. Poliana for 5ª e Rachele ficar fora do TOP 9 (se ela for 9ª, elas empatam);
 
Em resumo: para ser campeã da Copa do Mundo desse ano, a Poliana tem que chegar entre as 5 primeiras e manter pelo menos 4 atletas entre ela e a Rachele! Se a Rachele chegar apenas 3 atletas atrás, as duas empatam. Com apenas 1 ou até 2 atletas entre as duas, a Rachele vence o ranking.
 
Se a Poliana chegar em 6º ou 7º lugar, ela ainda pode ser campeã do ranking, mas aí terão que ser considerados os resultados de Rachele e de Angela Maurer também!
 
E aí os cenários mais complexos seriam:
 
. Poliana fica em 6ª e Rachele fica fora do TOP 10 mas completando a prova, ambas vão para 68 pontos e empatam em 1º lugar, SE A ÂNGELA NÃO GANHAR A PROVA, pois se ganhar, Angela iria para 69 pontos levando o título por 1 ponto!)
 
. Poliana fica em 6ª e Rachele fica em 10º lugar: Poliana vai para 68 mas a Rachele vai para 69, ganhando da Poliana SE A ÂNGELA GANHAR A PROVA, ela vai para 69 pontos empatando com a Rachele em 1º lugar e a Poliana cai para 3º lugar no ranking.
 
. Poliana fica em 6ª mas a Rachele não marca pontos: Poliana vai para 68, Rachele para 66. Poliana ganha se a Angela não ganhar a prova (vide acima - ela iria para 69 pontos!)
 
. Poliana fica em 7ª mas a Rachele não marca pontos: Poliana vai para 66 empatando com a Rachele. Ambas são campeãs se a Angela não for nem 1ª nem 2ª colocada na prova (ela iria para 69 ou 67 pontos, respectivamente).
 
No masculino, Allan do Carmo ocupa a 10ª colocação, com 22 pontos. O líder é o alemão Andreas Waschburger, com 80, com pequena margem de frente sobre o italiano Simone Ruffini, 74 pontos. Os três e ainda o brasileiro Diogo Villarinho, que viajou por conta própria, disputarão a prova final do Circuito com outros 37 nadadores. 
 
Os brasileiros têm muita tradição no circuito com inúmeras conquistas e boas colocações (vide abaixo).
 
Histórico dos brasileiros na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros
 
2007 - Poliana Okimoto - 3º lugar
2008 - Ana Marcela - 3º lugar
2009 - Poliana Okimoto - 1º lugar / Allan do Carmo - 2º lugar
2010 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Ana Marcela - 1º lugar / Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Ana Marcela - 3º lugar
2014 - Allan do Carmo - 1º lugar / Ana Marcela Cunha - 1º lugar
2015 - Allan do Carmo - 2º lugar

Veja Também: