Histórias de superação marcam Desafios Aquaman

Maratona aquática marcada entre os dias 26 e 27 de novembro, irá reunir 500 pessoas no litoral norte paulista / Foto: Flávio Perez/OnboardSports

São Paulo - Um dos objetivos do projeto Travessias e Desafios AQUAMAN, além de fomentar e divulgar a maratona aquática, é proporcionar para os praticantes da natação em águas abertas um ambiente seguro para que todos possam superar as adversidades impostas tanto pela natureza como pela própria vida. Será assim com Vivian Santiago, que confirmou participação no evento marcado entre os dias 26 27 de novembro, na praia da Cocanha, em Caraguatatuba (SP). 
 
A educadora física nada desde criança, mas há dois anos sofreu um acidente de stand-up nas águas de Paraty (RJ), onde acabou fraturando a tíbia. Desde então a campineira luta para retomar a rotina e a volta promete ser em grande estilo. "A última vez que entrei no mar saí da água carregada por conta da grave lesão. Essa vai ser minha primeira experiência de natação em águas abertas. Embora seja da natação há muitos anos, é a primeira vez que vou participar de uma prova de maratona aquática. Como estou acostumada com piscina e provas curtas confesso estar um pouco apreensiva. Mas o melhor é que estou de volta, ansiosa e feliz!", destacou a nadadora de 38 anos. 
 
A prova no litoral norte paulista também promete ser um ambiente bastante familiar e repleto de motivação. O senhor Helio Scotton tem 78 anos, mora em Jacareí, no Vale do Paraíba, e junto com um grupo de amigos da terceira idade encara de 10 a 15 provas de maratona aquática por ano. O aposentado passou gosto pela prática desportiva para filhos e netos e na próxima semana inclusive irá contar com a companhia do neto Matheus, 24 anos, na travessia de 1,5k. "Para mim é treinar, treinar e treinar! Estou na idade de fazer o que gosto. Pratico a modalidade desde os anos 2000 mas sempre gostei de esportes individuais, como ciclismo e atletismo. Saúde e qualidade de vida para mim estão sempre em primeiro lugar"
 
Travessinha e 7k - A nova geração também terá sua chance nas águas Visando fomentar a prática esportiva na molecada, haverá também uma "Travessinha", com percursos de 100 e 200 metros, para crianças de 6 à 10 anos de idade. Até o momento 18 "peixinhos" estão confirmados na disputa. 
 
E quem espera se desafiar, colocando o corpo e a mente no extremo, um percurso de 7 quilômetros foi montado entre o continente e a Ilha do Tamanduá. Com participação em 8 provas de Ironman, Talita Saab decidiu encarar pela primeira vez um percurso mais longo que o 3,8k exigidos em uma das provas mais difíceis do planeta. "Nunca fiz prova apenas de natação e quando iniciei no triathlon por um bom tempo a foi a modalidade que mais tinha pavor. Mas o que era algo assustador, foi superado. Fui guia e fotógrafa do meu grande amigo Samir Barel, acompanhando sua participação em ultramaratonas aquáticas como a Hernandárias-Paraná na Argentina (88K) e a famosa Volta a Ilha de Manhattan (45k). Isso me estimulou muito a vencer meus medos. Logo que vi as inscrições abertas para o Aquaman 2016, isso despertou em mim uma vontade em fazer algo diferente." 
 
Cronograma do evento
 
Sábado (12)
14h às 19h - entrega de kits 
 
Domingo (13)
06h às 07h15 - entrega de kits
07h40 - Congresso Técnico prova LONGA (7k)
08h00 - Largada prova LONGA (7k)
11h30 - Premiação prova LONGA (7k)
11h00 - Congresso Técnico prova CURTA (1,5k)
11h15 - Largada prova CURTA (1,5k)
12h00 - Largada TRAVESSINHA (100 e 200m)
12h15 - Premiação PROVA CURTA e TRAVESSINHA (100 e 200m)

Veja Também: