Invicto, Canadá é ouro no curling feminino; musa lidera britânicas ao bronze

Canadenses lançam a pedra em direção ao alvo / Foto: 2014 Sochi Olympic Games Canadenses lançam a pedra em direção ao alvo / Foto: 2014 Sochi Olympic Games

Rio de Janeiro - Foi uma final até certo ponto previsível. No ranking histórico do curling em Jogos Olímpicos, Canadá e Suécia tinham até a partida de hoje, duas medalhas de ouro olímpicas cada. O Canadá, porém, tinha uma prata e um bronze a mais que os suecos. 

O quadro histórico, agora, tem um líder, graças ao ouro conquistado pelas canadenses, na vitória por 6 a 3 no Cubo de Gelo de Sochi. Após três edições de Olimpíadas nos degraus mais baixos do pódio - em Vancouver 2010, por exemplo, o Canadá foi vice-campeão no curling feminino -, a equipe não encontrou dificuldade para vencer a Suécia pela segunda vez em Sochi. 

Na primeira fase do torneio, a vitória havia sido ainda mais esmagadora: 9 a 3. O placar foi o segundo mais largo do Canadá na longa e invicta campanha de 11 vitórias nesses Jogos Olímpicos (contra a China, as canadenses humilharam: 9 a 2; confira no fim da matéria o histórico das campeãs). 

Equipe campeã / Foto: 2014 Sochi Olympic Games Equipe campeã / Foto: 2014 Sochi Olympic Games

Quando a partida teve início, já se constatava uma diferença no Cubo de Gelo: a ausência da torcida local. Com as russas eliminadas na fase eliminatória em penúltimo lugar, os assentos que não estavam vazios foram preenchidos por torcedores com inúmeras bandeiras vermelhas e brancas. As manifestações da torcida sueca eram bem menos intensas. 
 

Diferentemente do que ocorre nas outras fases do torneio de curling, o jogo da final atrai todas as atenções possíveis - na fase eliminatória, são até quatro jogos ocorrendo simultaneamente. Com isso, até as britânicas e as suiças, que disputaram a medalha de bronze, puderam acompanhar a última partida do curling feminino em Sochi. 

Dentro das linhas de gelo, prevaleceu a técnica e a estratégia do Canadá de manter atrás do alvo que define a pontuação não apenas a capitã da equipe. Nas decisões mais importantes, era possível ver a líder canadense pedindo ajuda das subs, jogadoras que não costumam se posicionar no mesmo local da capitã.

Mesmo com o dobro do placar para o Canadá, o jogo foi, no início, bastante disputado. A Suécia conseguiu o empate nos primeiros ends, após as canadenses saírem na frente. Contudo, no fim, com o 6 a 3 já estabelecido, a expressão no rosto das campeãs já dizia tudo: não havia como reverter o resultado. Bastou que Kaitlyn Lawes, vice-capitã, lançasse sua peça para, fatalmente, retirar a pedra sueca do alvo e conquistar o ouro. 

Com musa na liderança, Grã-Bretanha fica com o bronze - A terceira maior potência do curling fez jus ao posto na disputa do bronze olímpico em Sochi. Contra as suiças, a equipe britânica, liderada pela escocesa Eva Muirhead, conquistou o terceiro lugar no pódio com o apertado placar de 6 a 5 no Cubo de Gelo, também nesta quinta-feira. 

Eva Muirhead, musa da equipe britânica de curling, bronze em Sochi / Foto: 2014 Sochi Olympic Games Eva Muirhead, musa da equipe britânica de curling, bronze em Sochi / Foto: 2014 Sochi Olympic Games

Ontem, durante a partida semifinal contra o Canadá, Eva não conseguiu capitanear a equipe rumo à final: perderam por 6 a 4. 

Mesmo assim, o bronze olímpico é muito bem vindo na Grã-Bretanha, que não subia ao pódio da modalidade desde 2002. Graças a Eva e seus belos olhos azuis, o curling começou a se popularizar e chamar a atenção novamente por lá. 

Queridinha da imprensa britânica - Eva é chamada de "Rainha do Gelo" por parte dos jornais -, a atleta recentemente se enveredou para o mundo da arte, ao posar para um calendário sexy e desfilar na semana de moda de Nova York, ao lado do ator Sean Connery. 

 
Confira a campanha invicta das canadenses em Sochi: 
 
China 2 x 9 Canadá
Suécia 3 x 9 Candá
Canadá 9 x 6 Grã-Bretanha
Canadá 8 x 5 Dinamarca
Suíça 5 x 8 Canadá
Canadá 8 x 6 Japão
Canadá 5 x 3 Rússia
EUA 6 x 7 Canadá
Canadá 9 x 4 Coreia do Sul
Grã-Bretanha 4 x 6 Canadá
Suécia 3 x 6 Canadá
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook