Seminário discute a prática de atividades físicas
São Paulo - Melanie Mckee, vice-presidente da Internacional Physical Literacy Association, da Irlanda do Norte, abriu o II Seminário Esporte e Desenvolvimento Humano, sob o tema "Physical Literacy: visão e valor das práticas corporais para a formação humana", nesta quarta, dia 26, no SESC Consolação. A palestra fez parte da III Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014.
A oradora apresentou a concepção de "Physical Literacy", com um olhar filosófico e prático, reforçando a importância das práticas corporais na formação humana. Para Melanie, o ideal é que a prática de atividade física seja iniciada na infância como forma de alfabetização corporal. Dessa forma, o indivíduo cria diversas habilidades essenciais para seu desenvolvimento, melhorando sua autoestima, autoconfiança, compreensão do mundo e interação social.
A Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social também recebeu as ex-atletas e medalhistas brasileiras, Magic Paula, do basquete, e Ana Moser, do vôlei. Na ocasião, ambas ressaltaram a importância de eventos que discutam o esporte como ferramenta de transformação social. As mesas redondas ainda debateram práticas corporais na infância, juventude, vida adulta e velhice.
A Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014 vai até sábado, com mais um ciclo de palestras na quinta-feira, que inclui a divulgação do relatório "Cidades do Esporte", realizado pela ONG Atletas pelo Brasil, dirigida por Raí Oliveira e presidida por Ana Moser. Na sexta e no sábado, haverá oficinas de práticas esportivas com destaque para o último dia, quando serão oferecidas aulas gratuitas de Futebol de Rua, Tchoukball e tênis na Praça da Sé, centro da cidade, das 8h às 12h.