Adventure Sports Fair terá palestras sobre inclusão nas modalidades de aventura

Inclusão de deficientes e crianças nas modalidades de aventura são destaques de palestras / Foto: DivulgaçãoInclusão de deficientes e crianças nas modalidades de aventura são destaques de palestras / Foto: Divulgação

São Paulo - Aventureiros experientes a entusiastas por esportes outdoor terão a oportunidade de encontrar especialistas desse universo nas programações do Adventure Congress e Oficinas de Aventura, da Adventure Sports Fair.
 
De 27 a 29 de outubro, no São Paulo Expo, referências entre profissionais e atletas vão conduzir uma série de palestras e workshops para compartilhar experiências e técnicas sobre as modalidades esportivas, cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente, expedições aventureiras e superação de desafios.
 
Entre os temas abordados nos três dias do Adventure Congress estão trail run, fotografia de aventura, peregrinação em Santiago de Compostela (ES), canoagem, skydive e balonismo, adrenalina e sobrevivencialismo, escalada, bikepaking, mergulho, cavalgada, wingsuit/basejump, entre outros. Na categoria turismo de aventura, o congresso também irá abordar planejamento de viagens, incluindo as de baixo custo, conexão com áreas naturais através da pratica esportiva nos geoparques, além da exposição e engajamento de projetos de ações humanitárias nas expedições de aventura.
 
“O congresso tem entre seus objetivos incentivar o crescimento do mercado e dos esportes outdoor como forma de lazer e recreação, contribuir para as políticas de turismo sustentável e difundir esse universo no contexto de um mundo cada vez mais urbano, globalizado e inclusivo”, conta Marcelo Marinho, Diretor de Núcleo Fagga |GL events Exhibitions, organizadora da feira.
 
Inclusão nos esportes outdoor - Na tarde de domingo (29), o Adventure Congress vai abrigar três palestras que ampliam o conhecimento e incentivam a inclusão de deficientes na prática de esportes de aventura:
 
Às 12h45, na palestra “Por que se aventurar com uma pessoa com deficiência?”, Ana Borges e Eduardo Soares vão falar sobre os impactos positivos nas práticas de aventura na companhia de pessoas que apresentam deficiência. A conferência contará com a participação de Ravelly Santana, que possui perna mecânica e pratica paraquedismo, trekking e rafting, do advogado Augusto Toledo, cadeirante e piloto de paratrike, e Helena Parizi, deficiente visual e montanhista.
 
Às 14h, Raphael Nishimura, contará sua história na palestra “Escalando os desafios da vida”. O praticante de escalada na categoria Paraclimbing e fundador do Projeto Paraclimbing Brasil com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência física na escalada dedica sua vida à competição esportiva e falará sobre a importância da determinação para superar os desafios da deficiência física no esporte.
 
Às 15h15, será a vez de Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi, na palestra “Montanha para Todos”, que também é o título do projeto que criaram para incluir pessoas com necessidades especiais nos esportes de montanha. Após rara doença que comprometeu os movimentos de Juliana em junho de 2015, o casal criou Juliette, uma cadeira adaptada para montanha, capaz de ultrapassar os obstáculos de uma travessia e, atualmente, se empenham para proporcionar a mesma experiência às demais pessoas com limitações físicas.
 
Com encontros de aproximadamente 50 minutos e um total de 80 vagas por palestra, os visitantes podem se inscrever no local para assistir aos encontros do Adventure Congress mediante a compra do ingresso da feira. A grade completa do Congresso, com todos os temas e seus palestrantes, está disponível no link http://www.adventurefair.com.br/congress
 
Passo a passo com especialistas - Em paralelo, as Oficinas de Aventura, um dos espaços mais frequentados e requisitados pelo público, vão promover aprendizado, troca de experiências entre visitantes e instrutores. Nesses encontros didáticos, os visitantes terão oportunidades de aprender conhecimento técnico dos mais variados assuntos das modalidades de vida outdoor com profissionais, atletas e especialistas de grandes marcas presentes na Adventure Sports Fair 2017.
 
As Oficinas de Aventura vão abordar temas como navegação com bússola e mapas, como montar uma mochila cargueira, técnicas de mínimo impacto no mergulho, coaching e planejamento no esporte, alimentação de qualidade durante acampamento, altitude e aclimatação, iniciação nas práticas off road, cicloturismo com segurança, produção de conteúdo de aventura para redes sociais, entre muitos outros.
 
Dedicado às famílias aventureiras - De olho no futuro dos esportes outdoor e com o intuito de encorajar a prática de crianças nas modalidades, no domingo (29), às 11h, as Oficinas de Aventura trazem na sua programação Cauã, uma das crianças mais jovens a completar travessias de nível difícil junto de seus pais. No bate-papo “Cauã 10 cumes, qual o legado”, também nome do projeto que contempla a travessia dos 10 cumes mais altos do País aos 10 anos de idade de Cauã, eles vão contar para outras famílias que é possível praticar atividades de aventura com crianças, sem riscos a integridade, além de reforçar a importância do contato dos pequenos com a natureza para que se tornem adultos melhores.
 
As Oficinas de Aventura têm duração de 30 minutos e são limitadas para até 40 visitantes, mediante a compra de ingresso para a feira. A programação completa com todos os temas e seus palestrantes está disponível no link http://www.adventurefair.com.br/oficinas
 
Principal evento de esportes e turismo de aventura da América Latina, a 18ª Adventure Sports Fair é a oportunidade conhecer o que há de mais inovador em produtos, destinos, atrações interativas e conteúdos em turismo e esportes de aventura.
 
Serviço
Quando: De 27 a 29 de Outubro de 2017
Horário: Sexta das 12 às 20hs | Sábado das 10 às 20hs | Domingo das 10 às 19hs
 
Ingressos:
· 3º lote: 30/09 até 26/10 - 30,00
· 4º lote: 27, 28 e 29/10 (local do evento) - 35,00
 
Venda online: www.adventurefair.com.br/ingressos
 
Pontos de Venda em São Paulo:
Sem cobrança da taxa de conveniência:
FNAC – PAULISTA
 
Taxa de conveniência de 10%:
FNAC – MORUMBI
FNAC – PINHEIROS
TEATRO TUCA – PERDIZES
THEATRO NET SP – VILA OLÍMPIA
 
Lojas Decathlon:
Sextas: 13h às 21h | Sábados e Domingos: 12h às 20h
 
LAR CENTER
Av. Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme, São Paulo
 
CAMPINAS
Rodovia Dom Pedro I, s/n - Jardim das Palmeiras, Campinas
 
ALPHAVILLE
Rodovia Raposo Tavares, 6008 - Conjunto Residencial Butantã, São Paulo
 
IMPORTANTE: Menores de 12 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento gratuitamente e mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria.
 
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo - SP
04329-900
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook