A um ano do Pan, meta do Brasil é Top-3 e calendário é problema

Thiago Pereira e Cesar Cielo: por conta do Mundial de natação, atletas poderão ser poupados no Pan 2015 / Foto: Satiro Sodré / AGIF

Rio de Janeiro - Grande teste para boa parte da delegação brasileira que disputará os Jogos do Rio, em 2016, os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, estão a menos de um ano de seu início, em 10 de julho de 2015. 

Para marcar a data simbólica, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou a meta do Time Brasil para a próxima edição do Pan. Após a excelente campanha de 2007, quando o Rio sediou os Jogos e o Brasil ficou em 3º lugar no quadro de medalhas, o COB espera repetir a campanha, também conquistara em Guadalajara 2011. 

"O COB tem meta de posição pelo total de medalhas, que é se manter entre os três primeiros colocados. O Canadá vem muito forte porque estará em casa", lembrou Marcus Vinicius Freire, superintendente do COB. 

Grandes adversários do Brasil no quadro de medalhas, Cuba e o país-sede, o Canadá, virão com força total em muitas modalidades. O Brasil, por sua vez, poderá poupar atletas em determinados esportes, o que pode ser um problema para a conquista da meta de estar no Top-3.

"Estamos realizando reuniões com os diretores técnicos de todas as modalidades para definir a estratégia de cada esporte, a partir de suas prioridades em função do calendário internacional", lembrou Marcus.

Além do handebol feminino campeão mundial, a natação poderá contar com uma equipe B em Toronto. Isso porque 10 dias após o Pan será disputado o Mundial da modalidade e a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) dificilmente colocará atletas de ponta para competir em tão curto espaço de tempo. 

Mesmo ainda restando muitos esportes para terem suas vagas definidas, o Brasil já conta com 126 atletas garantidos em Toronto 2015. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook