Juventude e talento no Brasileiro Júnior de Estrada e Pista

Equipe Hidrorepell foi um dos destaques do primeiro dia/ Foto: CBC/DivulgaçãoEquipe Hidrorepell foi um dos destaques do primeiro dia/ Foto: CBC/Divulgação

Paraná - A nova geração de ciclistas brasileiros marcou presença no primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro Júnior de Estrada e Pista, que esta sendo realizado na cidade de Maringá, no Paraná. Os atletas, que são as futuras promessas para as Olimpíadas de 2016 e 2020, disputaram sete finais na quarta-feira, dia 16 de Maio, e demonstraram muito talento durante as competições, tanto nas provas individuais como em provas por equipes.

"Precisamos destacar a grande quantidade de atletas inscritos, assim como o crescente nível dos atletas, isso demonstra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBC. Estamos investindo nas categorias de base e a prova disso é esse Campeonato Nacional que esta sendo um grande sucesso" disse Francisco Florencio, Fisiologista e Diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC.

Para a campeã Pan-Americana Júnior de Keirin, Gabriela Yumi, a prova esta com um nível bastante elevado, e toda a pressão por bons resultados é forte, mas não abala a sua personalidade que busca um bom resultado independente da prova.

"O brasileiro este ano tem mais que o dobro de atletas do ano passado, o nível esta muito elevado, e tenho respeito por todas as minhas adversárias. Não é porque fui medalha de ouro em um Pan que vou me achar superior a ninguém, eu procuro buscar um resultado positivo independente da competição. Hoje foi um dia positivo, consegui conquistar a medalha de prata na prova de Velocidade por Equipes e também me classifiquei para a final dos 200 metros, que será realizada na quinta (17), espero que de tudo certo" destaca Gabriela.

Depois de uma longa etapa classificatória, os ciclistas disputaram no fim da tarde as primeiras medalhas em Jogo.  Na categoria Júnior, as finais da prova de Perseguição Individual foram conquistadas por Eduardo Euzébio (Hidrorepell) e Wellyda Rodrigues (Lidra-Americana). Já na prova de Velocidade por Equipes masculina quem faturou a medalha de ouro foi a equipe UCI Iracemápolis, após completar o percurso de 3.000 metros com o tempo de 52s538. Na segunda colocação terminou a equipe Caloi com 52s798, seguida do Clube Maringaense, na terceira colocação, marcando 54s768. A disputa na prova de Velocidade por Equipes entre as meninas foi conquistada pela equipe Lidra Americana, com o Clube Maringaense de Ciclismo na segunda colocação e Hidrorepell em terceiro.

Entre os atletas mais jovens, da categoria Juvenil, a vitória  na prova de Perseguição Individual masculina ficou com Juan Piccoli (Caloi), Rodrigo Quirino (Hidrorepell) foi o segundo e Fabio Delamaria (GF Ciclismo) o terceiro. No feminino a prova foi vencida com dobradinha pela equipe do Clube Maringaense. A vitória ficou com Ana Paula, seguida da sua companheira de equipe Rayane Gonçalves. Na terceira colocação terminou Patricia Camargo (UCI Iracemápolis).

Equipe trabalha para o fomento da modalidade - Um dos maiores destaque neste primeiro dia de competições foi a equipe Hidrorepell, de Criciuma (SC). Durante a vitória na prova de Perseguição Individual na Juvenil masculina os atletas utilizaram as bicicletas Dolan, emprestadas pela CBC, que esta disponibilizando bicicletas de Pista para as equipes que necessitarem durante o Campeonato Brasileiro. O time Hidrorepell foi montado há 12 anos e tem como principal objetivo o fomento da modalidade, sem cobranças de grandes resultados, conforme afirma o técnico da equipe, Gustavo Freitas (maninho).

"Nossa equipe sempre trabalha com o objetivo de fomentar o ciclismo em suas diversas disciplinas. Não temos a cobrança de vitória, temos um trabalho realizado em um Centro de Treinamento localizado em Santa Catarina, que conta com 52 atletas, entre 14 a 18 anos, e com o apoio do nosso patrocinador Hidrorepell, pretendemos continuar trabalhando para o desenvolvimento do ciclismo brasileiro" afirma Gustavo Freitas, técnico da equipe Hidrorepell.

As provas no Velódromo seguem até o a próxima sexta-feira (18), enquanto as provas de Estrada e Contra-relógio serão no fim de semana, 19 e 20 de maio.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook