Nova geração da ginástica artística está confiante para conquistas no Pan-Americano
Aracaju - O futuro da ginástica artística passará por Aracaju (SE) de 26 a 30 de março para a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil.
Entre as jovens promessas da Seleção Brasileira Masculina da categoria, estão Bernardo Miranda e Yannick Santos, o mais novo e um dos mais velhos da equipe, respectivamente, que estão na capital sergipana para treinamentos no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, desta a quinta-feira (20). Além de subir ao pódio, o objetivo é garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China.
O jovem Bernardo tem 14 anos é o mais novo dos convocados. O mineiro de Belo Horizonte (MG) destaca as paralelas e a barra fixa como seus principais aparelhos. Ele conta estar feliz, até porque essa é sua primeira convocação para a Seleção Juvenil e já em uma competição tão importante.
"Eu estive no Sul-Americano Infantil, em 2012, que foi minha estreia em uma Seleção. Agora, fui convocado pela segunda vez na vida e já pela Juvenil. Para mim, é importante estar aqui e ter essa base, que vai ajudar no meu futuro no esporte. Espero dar o meu melhor e poder contribuir com minha equipe. Acredito no potencial dos brasileiros", apontou.
Sobre os treinamentos em Aracaju (SE), Bernardo afirma que estão sendo muito proveitosos. "Eu gostei de já estarmos treinando juntos, porque isso facilita a adaptação e os aparelhos são muito bons também. Acho que será uma competição com um bom nível, mas procuro me preocupar, antes de tudo, com o meu desempenho e ver o que posso melhorar", destacou.
Ao contrário do companheiro de equipe, que estreia na Seleção Juvenil, Yannick acumula participações em competições da categoria, como os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Aos 16 anos, o paulista, nascido em São Paulo (SP), ressalta que o campeonato promete ser difícil.
"Com certeza teremos um evento forte e destaco os Estados Unidos como o nosso principal adversário, além de Canadá, Colômbia e México. Eu tento não criar expectativas quanto a minha performance, até porque sei que vou em busca de fazer o meu melhor", disse ele, que tem a barra fixa como aparelho preferido.
Nesta segunda-feira (24), tem início os treinamentos com a Seleção Feminina, mesma data que começam a chegar as demais delegações, com cerca de 200 ginastas, da Argentina, Bermudas, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Equador, Guatemala, Ilhas Caimã, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai.
Seleção Juvenil Masculina de Ginástica Artística
Ginastas: Bernardo Miranda, Gabriel Farias, Lucas Cardoso, Luís Porto, Marcus Paulo Silva e Yannick Santos
Técnicos: Antônio Lameiras, Hugo Lopes, Ricardo Yokoyama e Vladimir Vatkin
Fisioterapeuta: Raphael Velozo da Silva
Árbitros: Hilton Dichelli Júnior e Vinícius Giglio
Chefe de equipe: Leonardo Finco
Seleção Juvenil Feminina de Ginástica Artística
Ginastas: Flávia Saraiva, Lorenna da Rocha, Milena Theodoro, Rebeca Andrade e Thauany Araújo
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho e Keli Kitaura
Fisioterapeuta: Vítor Toledo Oliveira
Árbitas: Ana Paula Luck e Gabriela Ribeiro
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Programação
26 de março (quarta-feira)
7h30 às 20h30: Treinamento
20h30 às 22h: Cerimônia de abertura
27 de março (quinta-feira)
7h30 às 13h: Treinamentos
14h às 21h: Treinamento de pódio
28 de março (sexta-feira)
7h30 às 12h: Treinamento
12h30 às 21h: Competição
29 de março (sábado)
7h30 às 12h30: Treinamento
12h30 às 22h: Competição
30 de março (domingo)
8h30 às 11h: Treinamento para finalistas
12h50 às 20h30: Finais por aparelhos
Serviço
Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística
Treinamentos: 20 a 25 de março
Competição: 26 a 30 de março
Local: Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, localizado na Rua Vila Cristina, S/N, Treze de Julho, Aracaju (SE)
Entrada gratuita