Ginastas partem para treinamentos e para o ENBW DTB-Cup na Alemanha
São Paulo - Os ginastas Fellipe Arakawa Ferreira, Henrique Medina Flores, Leonardo Souza, Lucas Bitencourt, Pétrix Barbosa e Victor Rosa embarcaram nesta quarta-feira (20) para Stuttgart, na Alemanha, onde deram início a treinamentos até o dia 28 de novembro. Na sequência, de 29 a 1º de dezembro, Fellipe, Lucas, Pétrix e Victor representarão o país no ENBW DTB-Cup de Ginástica Artística, competição que contará com a presença de importantes atletas de todo o Mundo.
Segundo o coordenador da Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Leonardo Finco, esta é uma boa oportunidade para que os atletas possam competir com grandes representantes da modalidade. "Optamos por trazer os ginastas do grupo de controle, que competiram menos esse ano. Queremos observar o desenvolvimento deles e a performance nas competições de alto nível. É um torneio muito forte e fechado, em que só participam convidados. Esta será a segunda vez que o Brasil estará presente", comentou.
Estão confirmados na competição atletas da Alemanha, Japão, China, Estados Unidos, Ucrânia e Grã-Bretanha. Leonardo afirma que o mais importante na participação brasileira não são os resultados, mas sim que os ginastas façam as séries programadas com um alto grau de execução. "Os treinamentos fecham o nosso ano de trabalho. Queremos reunir mais uma vez os ginastas, aproveitando a oportunidade de treinar com Países desenvolvidos e com atletas de altíssimo nível, além de aproveitarmos a excelente estrutura que a Alemanha nos oferece mais uma vez para o trabalho. A competição vai em conjunto com o Aberto do México, Sul-Americano e Toyota Cup, para finalizar o ano competitivo. Com elas, iremos colher novos dados para desenvolver nosso trabalho e as metas para os Jogos Olímpicos de 2016", finalizou.
Para Luciene Resende, presidente da CBG, tanto os treinamentos quanto todas as competições que os brasileiros têm programadas para este mês são de grande importância para a continuidade deste ciclo olímpico. "Mesmo sendo eventos que finalizam o ano, eles servem como aprimoramento desses atletas, em continuidade ao projeto de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016", acrescentou.
Além de Leonardo, os atletas estão acompanhados pelos técnicos Antônio Lameira e Vladimir Vatkin, pela médica Ana Carolina Corte e pelo fisioterapeuta Raphael Velozo.