Esporte e confederação de ginástica assinam convênio para participação de atletas em Mundiais
Brasília - Até o próximo domingo (13.09), o Brasil segue na disputa do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, em Stuttgart, na Alemanha. As representantes nacionais são Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, no individual, além da seleção de conjunto.
Já entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, o país disputa o Mundial de Ginástica Artística, em Glasgow (Escócia), com a seleção masculina e a feminina. Também em novembro, entre 26 e 29, a Dinamarca recebe o Mundial de Ginástica de Trampolim.
Nesta terça-feira (08.09), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a celebração de um convênio de mais de R$ 690 mil entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O objetivo é assegurar a participação das equipes brasileiras de ginástica nos períodos de aclimatação e nos campeonatos mundiais, como preparação técnica para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
“Esse convênio é parte do esforço do governo para intensificar a política de formação de atletas, desde a base até o alto rendimento”, afirma o ministro do Esporte, George Hilton. Por meio de outro convênio com o ministério, no valor total de R$ 7,3 milhões, a confederação realizou a compra de mais de mil aparelhos para as três modalidades olímpicas da ginástica. Os itens, que são também uma iniciativa da Rede Nacional de Treinamento, estão equipando centros em todas as regiões do país.
Na modalidade artística, o Mundial de Glasgow servirá como classificatório para os Jogos Olímpicos. Para carimbar a vaga por equipes, o Brasil precisa terminar entre os oito melhores, tanto no masculino quanto no feminino. No ano passado, os homens chegaram ao sexto lugar inédito durante o Mundial da China. Antes de embarcarem para a Escócia, os ginastas farão aclimatação em Portugal, enquanto a equipe feminina passará por um período de treinamento na França.
Ana Cláudia Felizola – brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Veja Também: