Arthur Zanetti encerra temporada 2013 em competição no Japão
Rio de Janeiro - O ginasta Arthur Zanetti quer terminar 2013 com um aproveitamento de 100% na disputa das argolas e ficar com o ouro também na Copa Toyota, que será disputada neste fim de semana na província de Nagoia, no Japão. Zanetti, de 23 anos, ganhou todas as provas de argolas que disputou no ano. No Japão, vai competir no solo e nas argolas, ambos no sábado, dia 14.
"Vou tentar ganhar nas argolas. Mas queremos, eu e o Marcos (o técnico Marcos Goto), fechar o ano testando novamente a minha série nova e, por isso, vamos ver no que vai dar. No solo, vou fazer minha parte, o que eu treinei. Fui quarto no ano passado no Japão. Vamos ver se consigo um pódio no solo agora", comenta Arthur, sobre a sua última competição em 2013. "Eu não treinei com tanta intensidade, como no início da temporada, após o Mundial (o ouro em Antuérpia veio no dia 5 de outubro), é fim de ano e o corpo já não responde mais como no início, mas vou tentar ficar próximo dos 100%."
Arthur explica que em função dos muitos compromissos que teve após o Mundial só conseguiu retomar os treinos de sua nova série "há pouco tempo...". "Bom, pelo menos a série está saindo, vamos fazer e ver no que dá."
O brasileiro, que segue para a Copa Toyota com o ginasta Péricles Fouro Silva, companheiro de seleção brasileira, e o técnico Marcos Goto, diz que a competição costuma ser boa e os organizadores, simpáticos. "Na verdade, os japoneses não sabem o que fazer para receber bem os visitantes. Eles se esforçam ao máximo. Se você não entende bem o inglês de alguém que está ajudando o grupo, eles tentam colocar outro e assim por diante, sempre buscando atender bem."
Zanetti venceu, na sequência, as etapas da Copa do Mundo de Doha, Catar (15.700), em março, e de Anadia, Portugal (15.800), em junho, em que apresentou pela primeira vez o elemento novo que o técnico Marcos Goto criou e inseriu em sua série; foi bicampeão da Universíade de Kazã, na Rússia (15.875), em julho; campeão dos Jogos Regionais por São Caetano (15.750), também em julho; campeão brasileiro (15.800), em Vitória (ES), em agosto; campeão do Mundial de Antuérpia, na Bélgica (15.800), em outubro; e primeiro no Memorial Arturo Gender, na Suíça (15.750), também em outubro.
Depois da Copa Toyota, Arthur desembarca em São Paulo no dia 17 pela manhã e à noite vai ao Prêmio Brasil Olímpico, em que é candidato a melhor atleta do ano. Depois disso, férias da faculdade - faz Educação Física na Universidade de São Caetano do Sul -, do seu clube a SERC/Agith, de São Caetano, e da seleção brasileira. Vai retomar a preparação só em janeiro de 2014, ano de Jogos Sul-americanos, em março, e de Mundial da China, por seleções, em agosto.