SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Representantes do HUGG e do Ministério da Saúde visitam o Comitê Rio 2016: parceria irá garantir que profissionais da área médica atuem como voluntários durante os Jogos / Foto: Alex Ferro / Comitê Rio 2016

Rio de Janeiro - O Comitê Rio 2016 e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) formalizaram na última semana uma parceria para engajamento de profissionais da área de saúde que atuarão como voluntários nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Até o momento, já são mais de 150 inscritos do HUGG, entre médicos, enfermeiros e acadêmicos, que ainda passarão por treinamento e seleção do Comitê Rio 2016. Os voluntários – socorristas, no caso de graduandos, e clínicos, no caso de pós-graduados – ficarão baseados nas instalações de competição, de treinamento e, principalmente, na policlínica que será construída na Vila Olímpica.
 
“A cultura do voluntariado no Brasil precisa deste tipo de parceria, que disponibiliza pessoas qualificadas, como a equipe do HUGG, para trabalharem num ambiente profissional, como é o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016”, disse Fernando Ferry, diretor do HUGG.
 
“O apoio do Gaffrée terá, ainda, um valor de engajamento, porque os próprios médicos do hospital se encarregarão de divulgar a oportunidade entre seus colegas. Afinal, os Jogos são um evento único, que marcam a vida de todos que dele participam”, disse João Grangeiro, Chief Medical Officer (CMO) do Rio 2016, ele próprio um ex-atleta Olímpico, tendo disputado o torneio de voleibol em Moscou 1980.
 
Também presente à reunião no Comitê Rio 2016 que formalizou a parceria, Fábio Mesquita, diretor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, vinculado ao Ministério da Saúde, falou sobre a intenção do órgão de aproveitar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para difundir informações sobre a prevenção a essas doenças, através de cartilhas e até aplicativos digitais.
 
“Se o programa brasileiro de combate à Aids é, hoje, uma referência mundial, com 730 mil pacientes cadastrados, muito se deve ao trabalho de comunicação que realizamos, principalmente sobre medidas preventivas. Neste sentido, queremos contribuir com a meta da UNAIDS (programa da ONU para o combate ao HIV) de distribuir durante os Jogos, em média, dois preservativos por dia para cada atleta”, disse Mesquita.
 
Além dos médicos voluntários, o HUGG também ofereceu ao Comitê a utilização de toda a sua infraestrutura hospitalar, se necessário. Em maio, o Comitê Rio 2016 já havia anunciado uma parceria com a Academia Nacional de Medicina para consultoria especializada em diversas áreas. Profissionais de diversas especialidades serão recrutados para trabalhar na policlínica da Vila Olímpica, prestando serviços médicos às delegações dos mais de 200 países durante os Jogos Rio 2016.
 
 
Veja Também: 
 
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados