SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

Arnaldo Oliveira, padrinho do Brazil Run Series/Circuito CAIXA/ Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A experiência no comando de um projeto vitorioso no Rio de Janeiro, responsável por descobrir talentos olímpicos, será um dos destaques da visita de Arnaldo de Oliveira a Curitiba. O medalhista olímpico é o padrinho da décima etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, no Paraná, dia 18.
 

Arnaldo de Oliveira, considerado um dos melhores velocistas de sua geração, encerrou sua trajetória nas pistas com a medalha de bronze no 4x100 m dos Jogos de Atlanta/1996 ao lado de Robson Caetano, André Domingos e Edson Luciano. O sonho de retribuir o que conquistou com o esporte, ajudando a revelar novos talentos, o levou a criar o projeto Futuro Olímpico, em 2007, no Rio de Janeiro.

O projeto já teve em suas fileiras Bárbara Leôncio, campeã mundial dos 200 m em 2007. Hoje, vê despontar promessas como Sarah Santos, campeã brasileira juvenil nos 400 m, em 2014, e campeã sul-americana juvenil com o revezamento 4x400 m em 2013. "A Sarah tem chances de integrar o revezamento 4x400 m nos Jogos do Rio. Também temos outros atletas que podem chegar às Olimpíadas de 2020, 2024", aponta Arnaldo.
 
O clima "olímpico" é acentuado pelos treinos no Centro de Desportos da Aeronáutica, no Jardim Sulacap, onde também treinam as equipes de revezamento que disputarão os Jogos de 2016. "Os meninos veem os atletas olímpicos ali ao lado, na pista, e ficam entusiasmados. Querem conquistar esse espaço, também", conta o ex-velocista.
 
Os alunos, descobertos nas escolas do Rio de Janeiro, passam pela fase de iniciação, desenvolvimento, até o alto rendimento. Mas levá-los até as principais competições do mundo esbarram na falta de uma estrutura adequada. "O Brasil não enxerga o esporte amador como algo que dê um grande retorno financeiro, é uma questão cultural. O Futuro Olímpico conta com o patrocínio da CAIXA, mas nenhuma empresa privada se interessou em investir, mesmo com a isenção de custos proporcionada pela Lei de Incentivo ao Esporte."
 
"Para que o Brasil chegue a ser um dia uma potência olímpica", aponta Arnaldo, "é necessário otimizar os esportes nas escolas, apresentando outras modalidades aos alunos, além do futebol. Também é importante termos centros de descobertas de talentos, onde os alunos que mais se sobressaem, nas escolas, possam se desenvolver, com auxílio de treinador, fisioterapeuta, nutricionista."
 
Em Curitiba - Arnaldo Oliveira tem um encontro marcado com 400 crianças no Auditório da Administração Regional de Curitiba (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460), na sexta-feira (16), entre 14 e 17 horas. O medalhista olímpico conversará sobre sua trajetória no esporte e a experiência à frente do projeto no Rio de Janeiro, e também participará de atividades com as crianças, como uma corrida simulada no videogame. Arnaldo também fará uma sessão de autógrafos na loja Centauro do Park Shopping Barigui, no sábado (17), das 14 às 15 horas. No dia seguinte, dará a largada da prova, no Centro Cívico, e participará da premiação aos vencedores.
 
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve nove etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9) e Ribeirão Preto (27/9). Na reta final, vai a Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
 
Veja Também: 

 

 
 

Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados