SOBRECONTATOANUNCIE
O ESPORTE EM TODAS AS DIREÇÕES
World Athletics Ultimate Championship Budapest 26

Rumo a LA28

Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Vôlei e Esportes Coletivos

Esportes Aquáticos, Canoagem e Ciclismo

Canais oficiais

Vídeos em destaque

Clique para assistir
Instagram olímpico

Atleta da semana

Novo perfil a cada semana
Tênis de mesa

Hugo Calderano

Um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro e mundial.

Instagram@hugocalderano

Publicações

Deslize para ver mais

O EA nas redes

O Esporte Alternativo está nas redes sociais. Ajude a gente a crescer por lá também. Siga, compartilhe e ajude o esporte olímpico a chegar mais longe.

Vídeo do EA • Legendado em português

Brisbane 2032 revela seus emblemas

Veja o lançamento das marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e ouça os atletas e organizadores.

Leia a matéria completa →

A maior corrida do Brasil na distância reunirá 20 mil inscritos, no próximo dia 21, em Santos / Foto: Ivan Storti

São Paulo - A linha de largada do 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus ganhou reforço olímpico. A maior corrida do Brasil na distância reunirá 20 mil inscritos, no próximo dia 21, em Santos, tendo entre os destaques os maratonistas Solonei Rocha da Silva e Franck Caldeira, representantes brasileiros nos Jogos do Rio e de Londres, respectivamente.
 
Os dois aparecem como esperanças do País para tentar quebrar a hegemonia queniana no lugar mais alto do pódio santista, imposta desde 2012, inclusive com o recorde do percurso, com 27min45s, de Edwin Kipsang Rotich, em 2013. O último brasileiro campeão na prova foi Marilson Gomes dos Santos, com o hexacampeonato em 2011. Ele, inclusive, foi o único atleta do Brasil vencedor nos últimos 18 anos – também venceu em 2003, 2005, 2006, 2009 e 2010.
 
A lista de brasileiros campeões nos 10 KM Tribuna FM conta com os principais ícones nas corridas de rua, como Ronaldo da Costa, bicampeão em 1995 e 96, Luiz Antonio dos Santos, em 94, e Vanderlei Cordeiro de Lima, em 97 (detendo o recorde por 14 anos).
 
Melhor atleta do País na corrida santista em 2014, com o terceiro lugar, Solonei sabe bem a importância da disputa. “Na minha opinião, essa prova é, sem dúvida, a melhor do Brasil. Ser campeão ou subir ao pódio na Tribuna é escrever o seu nome na história do atletismo brasileiro”, elogia. “O percurso é sensacional, faz lembrar que você está correndo nas grandes provas do Mundo, super plana e que favorece o melhor desempenho possível”, acrescenta.
 
Ele também elogia a presença do público incentivando os atletas em todo o trajeto, um dos destaques da prova. “A torcida é fundamental, mesmo aqueles que não entendem muito de corrida de rua, saem de suas casas para apoiar os atletas do primeiro ao último e isso é sensacional”, ressalta, dizendo estar animado para melhorar seu resultado.
 
“Com toda certeza, sempre trabalho pensando que é possível estar entre os melhores do País e isso faz toda a diferença. Já fui o terceiro colocado e terminei com meu melhor tempo na distância. Essa prova é diferenciada”, reforça Solonei.
 
O percurso citado pelo maratonista olímpico é, sem dúvida, um dos grandes atrativos para os participantes. Totalmente plano, ao nível do mar, em vias largas, poucas curvas, é propício para marcas pessoais. Para completar, os dois quilômetros finais são disputados na orla da praia, tendo o visual do mar, numa grande reta. O incentivo fica por conta do apoio popular, com torcida espalhada por todo o trajeto, sobretudo na praia.
 
No ano passado, os quenianos garantiram a quinta vitória seguida entre os homens, com Paul Kipkorir Kipkemoi. Na prova feminina, os africanos também seguiram com a hegemonia de oito anos, mas pela primeira vez com a campeã sendo uma tanzaniana, Failuna Abdi Matanga, após sete conquistas consecutivas do Quênia. Para saber mais sobre o 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus, acesse www.triesportes.com.br.

Veja Também: 

 

 
 
Acompanhe o Esporte Alternativo no Google
Escolha o Esporte Alternativo como uma das suas fontes preferidas e encontre mais notícias nossas no Google.

Veja mais

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Esporte Alternativo © 2010– - Todos os direitos reservados