Conheça o Match Race Brasil, evento que mudou a cara da vela nacional

Barco contra barco / Foto: Agif

Rio de Janeiro - Apontado como um dos maiores eventos de vela da América Latina, o Match Race Brasil completa 10 anos nesta temporada. A edição 2012 está marcada entre os dias 8 e 11 de novembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e reunirá as principais equipes e velejadores do País. O formato voltado ao público e mídia é um dos principais segredos do sucesso do campeonato. As disputas mudaram a cara da vela nacional, unindo profissionalismo, estrutura diferenciada, patrocínio e transmissões pela televisão. Na água, quem assiste sabe quem está ganhando, sem a necessidade de rating, ou seja, aquela fórmula para calcular o vencedor.
 
"O Match Race Brasil é um marco na vela brasileira, pois alia uma competição de alto nível com uma ação de marketing poucas vezes vista em eventos da vela mundial. São 10 anos de uma história de sucesso técnico e comercial", conta Ricardo Baggio, superintendente da Confederação Brasileira de Vela e Motor.
 
As regatas são rápidas, durando no máximo 20 minutos entre as boias. Os veleiros, geralmente os modelos Beneteau First 40.7, são rigorosamente iguais para as tripulações, que precisam mostrar talento e muito entrosamento para superar o adversário. O time que larga melhor tem enorme vantagem e, por isso, o procedimento inicial é um dos mais tensos do Match Race. Os ´matches’ são fiscalizados de perto por árbitros internacionais, que podem julgar um protesto e punir quem errou na hora. Quando um barco é penalizado, a equipe precisa dar um giro no próprio eixo de 270 graus.
 
A inspiração do Match Race veio do evento de vela mais tradicional do mundo, a America´s Cup, com mais de 150 anos de existência. Feras já testaram seus conhecimentos na modalidade, como Torben Grael, Robert Scheidt, Eduardo Penido, Marcos Soares, Lars Grael, Bruno Prada, André ´Bochecha´ Fonseca, Joca Signorini, Horácio Carabelli, Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Em 2012, nos Jogos de Londres, a modalidade fez parte do calendário.
 
Reta final de inscrições - O pedido dos clubes para participar da disputa termina no dia 20 deste mês e os times são formados pelo capitão e mais sete tripulantes. A única exigência é a presença de uma mulher no barco. O valor total da premiação será de R$ 75 mil. A equipe vencedora levará R$ 23 mil em dinheiro, além de ficar com a posse do exclusivo troféu Roger Wright.
 
Em 2011, o Match Race Brasil conheceu um novo campeão: a Marinha do Brasil (RJ), comandada por Henrique Haddad, de apenas 25 anos. A equipe do jovem velejador bateu o time da Marina da Glória (RJ), do experiente Alan Adler. O vencedor da edição deste ano também leva o troféu Roger Wright para o clube. A equipe das Forças Armadas, que se preparava para os Jogos Mundiais Militares, terminou a competição barco contra barco do ano passado com 100% de aproveitamento.
 
Classificação de 2011
 
1º - Marinha do Brasil
2º - Marina da Glória
3º - Búzios Vela Clube (RJ)
4º - Veleiros do Sul (RS)
5º - Rio Yacht Club (RJ)
6º - Escola Naval (RJ)
7º - Yacht Club Santo Amaro (SP)
8º - Iate Clube do Rio de Janeiro
9º - Charitas (RJ)
10º - Cabanga (PE)
11º - Lagoa dos Ingleses (MG)
12º - Iate Clube de Brasília
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook