Tribunal pune brasileira por fotografar rival nua em seletiva

Rafaela Araújo / Foto: Matthew Stockman / Getty Images

Rio de Janeiro – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu, na última sexta-feira, a lutadora de taekwondo brasileira Rafaela Araújo, de 25 anos, por um motivo incomum: ter fotografado uma rival sem roupas.
 
Possível representante do Brasil na categoria até 57kg nos Jogos Olímpicos do Rio, Rafaela teve sua pena convertida em uma advertência formal. Caso não tivesse sido convertida, a participação da atleta nas Olimpíadas poderia ser comprometida, já que sua suspensão englobaria a seletiva do país para os Jogos, entre 18 e 20 de março, em Vitória (ES).
 
"Concluído o processo de julgamento, ela foi suspensa, mas a suspensão foi convertida em advertência pelo STJD. Ela está liberada", declarou ao UOL Esporte Alexandre Lima, diretor-técnico da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo).
 
O episódio ocorreu em dezembro de 2015, em João Pessoa, na primeira seletiva aberta do taekwondo brasileiro. Segundo denúncia da lutadora Paloma Lima, que havia emagrecido 10kg para lutar na categoria até 57kg, Rafaela entrou numa área reservada para pesagem das atletas quando Paloma fazia a pesagem sem roupa. Nesse momento a lutadora apontou o celular para a outra.
 
"Eu perguntei: 'Você vai tirar foto, mesmo?'. Ela disse que estava tentando tirar foto da balança, mas de onde ela estava não dava para pegar a balança sem me fotografar pelada. A árbitra pediu umas cinco vezes para ela abaixar o celular ou sair da sala, mas ela dizia que não ia sair", contou Paloma ao jornal "O Estado de S. Paulo".
 
A defesa de Rafaela alegou que ela queria acompanhar o processo de pesagem por acreditar que não há transparência nele. Alexandre, da CBTKD, rebateu. "Os atletas podem chegar a ficar nus, e por isso não se pode ter um vestiário aberto ou se permitir fotografias ou celulares. Qualquer um dentro do mesmo gênero pode assistir ou acompanhar. Ela mesmo alegou que acompanhou a pesagem de vários atletas, e aí eu não sei que falta de transparência é essa", finalizou.
 
Veja Também: