Confederação tira vagas para seletiva olímpica e atleta quer ir à Justiça

Leonardo Gomes no Pan 2007 / Foto: Wilton Junior / AE

Rio de Janeiro – Dois atletas brasileiros, Leonardo Gomes e Leonor Dias, perderam suas vagas na seletiva olímpica interna por um erro da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd). Prevista para o dia 17 de janeiro, em Santos, a peneira havia sido divulgada, em 2015, com a presença dos dois lutadores, que haviam sido contemplados comum convite.
 
No último sábado, porém, a dupla foi “desconvidada”, o que gerou um desconforto. "Na verdade, foi um problema administrativo e interno da confederação, um erro de procedimento do departamento de comunicação. Os nomes dos dois atletas em questão estavam sendo discutidos para receber o convite, assim como os de vários outros atletas. A assessoria se precipitou e divulgou os nomes deles”, defende José Alexandre, diretor-técnico da CBTkd.
 
Leonardo Gomes, campeão dos jogos Mundiais Militares Rio 2011 e bronze no Pan de 2007, também no Rio, participaria da seletiva na categoria acima de 80kg, enquanto que Leonor estava previsto para lutar a disputa com atletas até 57kg.
 
Amigos de Leonardo lançaram campanha nas redes sociais cobrando da CBTkd a inclusão do atleta na lista dos presentes na seletiva. O lutador pretende acionar a Justiça em busca de uma vaga na disputa nacional.
 
"Eu participei da seletiva aberta no mês passado na Paraíba e perdi a final. Então imaginava que estaria fora da seletiva fechada. Mas meu nome apareceu lá depois na primeira lista. Sei que o critério do convite é opcional e agora eles alegam que houve um erro. Mas se houve erro, a confederação precisa pagar, e não eu”, rebate Leonardo, ao UOL Esporte.
 
O lutador já conseguiu um advogado, que analisa a melhor maneira de buscar o pleito. “Já entrei em contato com meu advogado e vamos ir à Justiça. Não sei se a comum ou a esportiva, mas irei até as últimas consequências. Nunca pedi para estar lá, mas meu nome apareceu. Esta confederação faz trapalhada atrás de trapalhada e não acontece nada. Estamos a sete meses da Olimpíada e nem se sabe quem vai lutar", criticou.
 
Com quatro vagas já garantidas por ser país sede das Olimpíadas, o país ainda não definiu seus lutadores. Apenas Iris Tang Sing, na categoria até 49kg, garantiu sua vaga depois de ficar entre as seis primeiras do ranking olímpico. Os critérios para indicação dos atletas da seletiva já foram criticados antes pelos atletas, por serem confusos.
 
"Não estou querendo nada além do meu direito. E, sinceramente, acho que tenho totais condições técnicas de disputar esta vaga. Os resultados que já tive na minha carreira provam isso", finalizou Leonardo.
 
Veja Também: