Time Brasil classifica mais três para as semifinais do atletismo

Bruno Lins foi o destaque do dia/ Foto: Divulgação / COB

Toronto - A delegação brasileira de atletismo segue firme na luta para atingir sua meta inicial de superar o desempenho obtido no Rio 2007 e em Guadalajara 2011, e conquistar pelo menos 24 medalhas na modalidade durante os Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Na sessão diurna dessa quinta-feira, dia 23, o país viu mais três fundistas se classificarem com tranquilidade para as semifinais de suas provas, além de ver mantida a esperança da conquista de ao menos uma medalha no decatlhon masculino.

O destaque da sessão foi Bruno Lins. Finalista olímpico do revezamento 4x100m rasos e dos 200m rasos, o atleta recuperou-se de uma leve febre causada pela baixa imunidade com a qual chegou ao Canadá há uma semana, e se dando ao luxo de segurar a corrida e se poupar nos metros finais da prova, foi o 2º colocado em sua bateria, e passou para a semifinal de hoje à noite nos 200m rasos com a marca de 20.41s, o 8º melhor tempo das eliminatórias e seu melhor desempenho na atual temporada. “Senti um pouco de ansiedade, o que é normal antes do primeiro tiro. Queria correr forte mesmo, até o final. Agora tenho tempo para me recuperar para a semifinal de hoje à noite. Quero buscar essa medalha”, disse Bruno, que garantiu estar se sentindo bem fisicamente para a sequência do Pan-americano. O outro brasileiro nos 200m rasos é Aldemir da Silva Junior, que também se classificou para as semifinais. Seu tempo foi de 20.54s, o 12º melhor das provas qualificatórias.
 
Já os 200m rasos feminino deram o ar de sua graça nos Jogos trazendo uma boa e uma má notícia para a torcida brasileira. Maior esperança de medalhas para o país na prova, Ana Claudia Silva estava muito próxima de garantir vaga nas semifinais ao cruzar a linha de chegada muito provavelmente na 3ª posição de sua bateria. Porém, a poucos metros da linha de chegada, ela sentiu o músculo posterior da coxa direita e foi obrigada a abandonar a prova. “É um sentimento muito ruim, porque sei o quanto eu estava preparada para competir e brigar por uma medalha nessa prova. Mas faz parte da carreira de qualquer atleta, e preciso saber lidar com isso”, disse Ana Claudia. A atleta foi levada direto do estádio para o hospital mais próximo realizar um exame de imagem, que irá confirmar se ela poderá ou não participar do revezamento 4x100m amanhã à noite.
 
A boa notícia da prova ficou por conta do bom desempenho de Vitória Cristina, que mesmo não demonstrando sua melhor forma, passou para as semifinais com a marca de 23.36s, o 14º melhor tempo da fase eliminatória. “Ainda não mostrei todo o treinamento que fiz para essa prova. Estava ventando muito, o que me atrapalhou bastante. Mas tenho condições de melhorar o meu tempo na semifinal”, revelou Vitória.
 
Felipe dos Santos e Luiz Alberto de Araújo seguem na briga por medalhas no decatlhon
 
No decatlhon, após o término de oito provas, o Brasil segue muito bem, e com grandes chances de subir ao pódio. Felipe mantém a 2ª colocação no geral, com 6832 pontos. Logo atrás, na 3ª colocação, vem Luiz Alberto de Araújo, com 6814 pontos. O líder continua sendo o canadense Damian Warner, que aumentou sua vantagem e soma agora 7118 pontos.


Veja Também: