Eslováquia e China levam ouro na marcha atlética

Eslovaco Matej Toth venceu a disputa nos 50km masculinos, enquanto chinesa Hong Liu ganhou os 20km para as mulheres / Foto: Bryn Lennon/Getty ImagesEslovaco Matej Toth venceu a disputa nos 50km masculinos, enquanto chinesa Hong Liu ganhou os 20km para as mulheres / Foto: Bryn Lennon/Getty Images

Rio de Janeiro - Eslováquia e China subiram ao pódio nesta sexta (19) no Pontal nas provas da marcha atlética. A vitória eslovaca veio com Matej Toth, na prova de 50km para os homens, enquanto o triunfo chinês foi obtido por Hong Liu na distância de 20km feminina. 
 
O ouro obtido por Toth foi histórico, pois representou a primeira vez que um atleta de seu país subiu ao topo do pódio em uma prova que não a da canoagem slalom. O campeão fechou a prova em 3h40min58s, à frente do australiano Jared Tallent, que levou a prata com 3h41min16, e do japonês Hirooki Arai, bronze com 3h41min24s. 
 
“Foi uma prova muito difícil por causa do calor. Ninguém teve forças para fazer um ataque no final. Foi muito importante aguardar pelos 5km finais para decidir o que fazer. Um grande grupo de competidores seguiu perto até o fim, por isso foi tão disputado. Ninguém quis forçar o ritmo”, comentou o europeu.
 
No feminino, Hong Liu ganhou sua primeira medalha Olímpica com o tempo de 1h28min35s. No pódio, ela teve a companha da compatriota Xiuzhi Lu, que ganhou o bronze com 1h28min42, e da mexicana Maria Guadalupe González, que marcou 1h28min37s e ganhou a prata, primeira medalha de seu país nos Jogso Rio 2016. 
 
“Significa muito para mim. Estou neste esporte há mais de dez anos e fiquei em quarto nas duas últimas edições Olímpicas. Dei o meu melhor para ganhar uma medalha dessa vez e estou feliz por ter conseguido o ouro”, afirmou a chinesa.

Veja Também: