Polonesa Skowronska treina no Sportville, CT da equipe de vôlei Hinode Barueri

Oposta analisa possibilidade de defender o clube paulista nesta temporada / Foto: Divulgação

São Paulo - O Hinode Barueri está recebendo uma visita especial nas últimas semanas. A oposta Kasia Skowronska-Dolata, um dos maiores nomes do vôlei polonês nas últimas décadas, veio ao Brasil a convite do treinador da equipe, José Roberto Guimarães, e está treinando diariamente no Sportville Centro de Treinamento, na cidade do interior paulista.
 
A polonesa de 34 anos estava jogando pelo Bergamo, da Itália – era a maior pontuadora do clube e uma das cinco maiores da Liga Italiana. No final de janeiro, no entanto, sofreu uma lesão grave e voltou ao seu país para a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Em processo final de recuperação, Skowronska está em negociação para defender o Hinode Barueri nesta temporada.
 
Zé Roberto trabalhou com a oposta no Fenerbahce, da Turquia, e no Pesaro, da Itália. “Nunca perdemos o contato. É um excelente técnico, com um coração gigante para o vôlei, e uma pessoa maravilhosa. Tenho muito respeito e muita admiração por ele. Confio nele. Por isso, quando ele me convidou, não tive medo de vir ao Brasil. Só fechei os olhos e comprei a passagem”, contou a atleta, que chegou ao Brasil no dia 25 de junho e volta para casa em 28 de julho.
 
Sem poder fazer tantos treinos em quadra, apenas leves toques na bola, sem exercícios como salto, a polonesa tem se dedicado ao fortalecimento muscular na academia e também aproveita para descansar. “Estou me sentindo em casa. Eu precisava mudar de ares, porque a reabilitação é longa e difícil. E aqui tem sido ótimo. A energia positiva das meninas do Hinode Barueri e todo conforto que o Sportville oferece, com condições de me concentrar e relaxar, estão me ajudando muito.”
 
O primeiro objetivo de Skowronska é estar totalmente pronta para voltar a jogar. Depois, então, decidirá sobre seu futuro. “Estou trabalhando para recuperar meu joelho. Se eu não estiver bem, de nada adianta pensar o que vou fazer. Preciso voltar à Polônia para fazer fisioterapias e testes de massa muscular e em meus ligamentos. Mas estou muito feliz aqui. Sempre sonhei em jogar no Brasil e espero que, agora, meu sonho se torne realidade”, finalizou.
 
Skowronska foi bicampeã europeia com a seleção polonesa, na Turquia-2003 e na Croácia-2005, conquista inédita para o País até então. A oposta foi a melhor sacadora do Montreux Volley Masters-2005, maior pontuadora da Copa do Mundo-2007, maior pontuadora e melhor jogadora do Mundial de Clubes-2010 e disputou os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Veja Também: