Brasil é superado pela França no tie-break e conquista a prata no Paraná

Liga Mundial / Foto: Valterci Santos/MPIX/CBV

Paraná - As quase 23.200 pessoas que encheram o Estádio Atlético Paranaense, em Curitiba, no Paraná, na noite de sábado, dia 8, podem não ter comemorado o título, mas fizeram a festa e tiveram emoção de sobra diante de uma final extremamente disputada, equilibrada e com grandes lances.
 
No final, melhor para a França, que venceu o Brasil somente no set desempate, por 3 sets a 2, com parciais de 21/25, 25/15, 25/23, 19/25 e 15/13 depois de 2h04 de partida. O Canadá bateu os Estados Unidos por 3 sets a 1 e ficou com a medalha de bronze.
 
O oposto Wallace e o ponteiro Lucarelli dividiram o posto de maiores pontuadores da seleção brasileira, com 22 acertos cada um. O ponteiro francês Ngapeth foi quem mais pontuou na partida, com 29 pontos.
 
Wallace destacou o bom desempenho do adversário na noite de sábado. “Fizemos grandes partidas e soubemos lidar com cada situação adversa. Não dá para tirar os méritos da França. Eles jogaram muito bem. Agora é seguir em frente, com o mesmo orgulho de representar a seleção brasileira”, disse o oposto.
 
Logo após a partida, o central Lucão analisou a partida. “Tivemos nossas chances tanto no terceiro set, como no tie-break, mas temos que lembrar que eles têm uma grande equipe também. Acredito que esse ciclo que se inicia agora vai ter Brasil e França brigando sempre em finais”, opinou.
 
O técnico Renan também fez elogios a grande final disputada no Estádio Atlético Paranaense. “Foi um jogo espetacular. Eles defenderam muito bem, nos colocaram em muita dificuldade e nós sabíamos que seria assim, um jogo decidido lá em cima, no detalhe. Queria muito agradecer a cada um desses jogadores. Todos se entregaram ao máximo, lutaram e o placar mostra o nível da competição”, disse.
 
O Brasil encerrou a Liga Mundial com nove vitórias em 13 jogos disputados. Mesmo com o resultado negativo nesta final, a seleção brasileira segue como a maior vencedora da Liga Mundial, com nove títulos, conquistados em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2010.
 
Dois brasileiros estiveram na seleção do campeonato: o ponteiro Lucarelli e o oposto Wallace. Os melhores da Liga Mundial ainda foram o levantador Toniutti, da França, o ponteiro francês Ngapeth, os centrais Le Roux, também da França, e Graham Vigrass, do Canadá, e o líbero Blair Bann, também do Canadá.

Veja Também: