Maior nadador de costas da história participa do Rei e Rainha do Mar 2013

Aaron Peirsol conquista medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Athenas / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Olimpíadas, Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Campeonato Mundial de Águas Abertas, Copa do Mundo de Maratona Aquática e Grand Prix de Águas Abertas. O mundo da natação é repleto de competições do mais alto nível, e o Desafio elite Rei e Rainha do Mar 2013 terá o privilégio de receber atletas que já foram campeões em todas elas. O evento, apresentado pela Petrobrás, acontece no dia 15 de dezembro, na Praia de Copacabana, e, pela primeira vez em sua história, terá o formato de disputa por duplas mistas.
 
“O evento promete reunir grandes estrelas de águas abertas, como Aaron Peirsol. Ele é o maior nadador de costas de todos os tempos, e estará competindo em seu primeiro grande evento no mar. Isso torna a disputa ainda mais bacana”, afirma Pedro Rego Monteiro, diretor executivo da Effect Sport, empresa que promove o evento.
 
A prova será disputada no formato de revezamento. Cada atleta da dupla mista percorrerá 500m (450m de natação em águas abertas e 50m de corrida na areia) por três vezes de forma alternada, totalizando 3Km. A própria dupla opta por qual integrante será o primeiro a entrar no mar.
 
“É uma novidade. A maratona é muito individual, nesta prova é preciso estratégia, um trabalho em equipe. Nadar com a Poliana é demais, uma grande nadadora. Esse formato novo vai ser bem legal”, afirma, Samuel de Bona, que comenta também a estreia de Aaron Peirsol numa grande competição em mar aberto. “Ele é um nadador olímpico, não se pode esperar pouco dele. Com certeza o mar dificulta um pouco, mas o Aaron vem com uma vontade grande. Vamos ver como ele vai se acostumar com agua gelada, mas em termos de preparação física ele está igual a todos. Vai ser um grande adversário.”
“Desde sua primeira edição, em 2009, o evento vem passando por adaptações, mas nenhuma tão radical quanto a deste ano. O formato, envolvendo duplas mistas, é inédito em provas de águas abertas e promete emoção e situações inusitadas. Por exemplo, poderemos ter a maior nadadora de maratona aquática do mundo, a nossa Poliana Okimoto, nadando contra o Aaron Peirsol ou a vice campeã olímpica, Keri-Anne Payne, duelando com o nosso campeão do mundo, Samuel de Bona”, completa Pedro.
 
Sete países representados - Uma das favoritas ao título, a dupla brasileira será formada por Poliana Okimoto (campeã da Copa do Mundo de Águas Abertas em 2009 e tetramedalhista do Mundial de Esportes Aquáticos) e Samuel de Bona (primeiro atleta masculino brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas).
 
A outra dupla sul-americana será a da Argentina, que competirá com Pilar Geijo (bicampeã do Grand Prix de Águas Abertas 2010/2011) e Guillermo Bértola (desde 2010 é top 10 em todas as edições do Grand Prix e do Mundial de Esportes Aquáticos).
 
Os Estados Unidos contarão com uma lenda das piscinas: Aaron Peirsol, dono de nada menos que sete medalhas olímpicas e 20 mundiais. O multicampeão terá a companhia Ashley Twichell (campeã estadunidense de águas abertas na prova de 10Km em 2012 e bimedalhista no Mundial de Esportes Aquáticos).
 
Quem também chega ao Desafio Elite Rei e Rainha do Mar como favorito é o time sul-africano, formado por Chad Ho (atleta olímpico e campeão da Copa do Mundo de Águas Abertas em 2010) e Keri-Anne Payne (prata nas Olimpíadas de 2008 e bicampeã do Mundial de Esportes Aquáticos, defendendo a Grã-Bretanha).
 
Da Europa vem a dupla italiana, com Valerio Cleri (campeão da Copa do Mundo de Águas Abertas em 2008 e presente em todas as Olimpíadas e Mundiais desde 2008) e Alice Franco (bronze nos 25Km no Mundial de Esportes Aquáticos em 2011).
 
As duplas participantes ficam completas com Canadá e Japão. Os canadenses serão representados por Francois Xavier Desharnais (dono de bons resultados em competições nacionais como as travessias do Lago St-Jean e e do Lago Mégantic) e Zsofia Balazs (tetracampeã canadense da maratona aquática de 10Km e atleta olímpica), enquanto os japoneses por Yasunari Hirai (primeiro japonês a participar de uma maratona olímpica) e Kaoru Yamanaka (uma das principais vencedoras das competições nacionais na atualidade).
 
Circuito Light Rei - No sábado, 14 de dezembro, a Praia de Copacabana sedia o principal festival de esportes de praia do país, o Circuito Light Rei e Rainha do Mar. Ao todo, serão mais de três mil participantes, que vão se distribuir entre as seguintes provas: maratonas aquáticas – Sprint (1Km), Classic (2Km) e Challenge (4Km) –; Beach Run (5Km de corrida na areia); Beach Biathlon (1Km de natação em águas abertas e 2,5Km de corrida na areia); provas de Stand Up Paddle em sete categorias, inclusive a última etapa do Campeonato Brasileiro na categria Race 12’6 PRO.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook