Líderes do ranking mundial em Brasília

Allan do Carmo / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Allan do Carmo, da Aceb/BA e Ana Marcela Cunha, do SESI/SP são líderes do ranking da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação – FINA e ambos estarão na quarta das seis etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontece no próximo domingo, 21/09, com largadas a partir das 9ho0, no Clube Naval de Brasília, no Distrito Federal.
 
Também estará na disputa o medalhista mundial e sexto no ranking da Copa do Mundo da FINA, Samuel De Bona, do Grêmio Náutico União/RS, Bettina Lorscheitter; e o quarto no ranking da FINA, Diogo Villarinho, do Minas Tênis Clube/BH.
 
A maratona aquática brasileira é reconhecidamente uma potência no feminino, mas a subida de produção do masculino desde o último Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, em 2013, tornou o Brasil, que é o atual campeão Mundial, ainda mais forte na modalidade e a disputa no país ainda mais intensa.
 
Na disputa brasileira, Ana Marcela venceu todas as etapas até agora (ver no final) e lidera o ranking com 111 pontos, seguida por Betina Lorscheistter (96) e Gabriela Ferreira (76), ambas do Grêmio Náutico/RS. Entre os homens Allan, que assim como Ana venceu todas as etapas lidera (111), com Fernando Ponte, do Grêmio Náutico, em segundo (74) e Diogo Villarinho em terceiro (68).
 
Após três etapas, o Grêmio está na briga pelo título de 2014 com 1308 pontos. O SESI/SP vem logo atrás, com 1250. O terceiro é o Curitibano,
Novo formato – A partir deste ano, as maratonas aquáticas passaram a ter dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10 km, ou com percursos inferiores quando forem seletivas para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como ocorreu nas últimas temporadas.
 
Já o outro campeonato, em sua primeira edição, é a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões de cada faixa etária.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook